Texto adaptado de Fúlvia Andrade. A Fúlvia é comportamentalista positiva em Campinas e nós adoramos o trabalho dela. para ler o texto original, clique aqui.
Manter-se ativo, apesar da idade, e continuar aprendendo ao longo da vida é importante para cães – e para humanos!
Por isso, neste post, quero dar dicas de como fazer os cães permanecerem com a mente ativa, e o corpo também. E, olhem só: essas dicas servem para cães de todas as idades!!!
1. Caminhadas
Caminhe diariamente. Se o seu cão apresenta dificuldades de caminhar, leve-o para passeios mais curtos, nem que seja dar uma saidinha para praça mais próxima, onde ele possa ficar farejando, vendo o movimento, etc. Mesmo que ele fique apenas parado olhando o movimento, estará ativo e ao ar livre: melhor do que passar este tempo deitado e dormindo. 

2. Ofereça brinquedos diferentes
Já falei bastante sobre o Kong neste blog, o brinquedo que eu sempre recomendo, para todas as idades. São ótimos para cães ativos, filhotes, mas também para os mais velhos. Os mais velhos tendem a desistir mais facilmente destes brinquedos. Se for esse, o caso do seu cão, use petiscos que ele goste muito ou torne a brincadeira mais fácil para ele. Outros brinquedos interessantes podem ser feitos em casa, como a clássica garrafa pet com furos e recheada com ração ou petiscos. Veja qual o preferido de seu cão e divirtam-se!
3. Socialização
Mas apenas se ele gostar de outros cães e pessoas – devemos respeitar isso em nossos cães. Se seu cão for amigável, leve-o a uma praça que seja frequentava por cães e pessoas conhecidos, mas em um horário mais tranquilo (lembre-se, ele já tem mais idade), ou mesmo combinar de ele brincar com outro cão em casa, mesmo que não brinque exatamente, mas passe apenas um tempo junto. 
4. Visitar novos lugares
Pode ser algo simples, como caminhar em um bairro desconhecido. Aqui já os levamos para caminhar em cidades próximas e não tão próximas assim. Além de viajarem conosco quando são locais mais próximos (indo de carro) e dormindo com a gente. Eles adoram! 
5. Aulas de educação canina
Válido principalmente para os cães idosos mais ativos. Ensine novos comandos ou truques. Dê quantas pausas forem necessárias. Aprender (ou manter) comandos e truques faz muito bem para a mente canina, além de estreitar laços com seus tutores. 
6. Novos brinquedos
Surpreenda-o com um brinquedo novo. Principalmente algum que ele goste muito. Aqui em casa são ossos de nylon e bichinhos. Mas você não precisa comprar um brinquedo novo toda semana: faça rodízio de brinquedos. Dê uns e guarde outros. Após uns dias, faça a troca. Assim, seu cão sempre terá um brinquedo novo. Mas lembre-se de repor os que estiverem destruídos. 
7. Brinquem juntos
Não se esqueça de brincar com ele. Brinque diariamente, mesmo que seja por pouco tempo.
8. Ande de carro
Faça isso se ele gostar de andar de carro. Leve-o para locais agradáveis. Não é nada demais: apenas o envolva em alguns momentos do seu dia. 
9. Esconde-esconde
Esconda petiscos pela casa ou no quintal. Peça para seu cão esperar e depois diga que ele pode procurar. Encoraje-o. 
10. Locais pet-friendly
Ultimamente existem lugares pet-friendly, onde você pode levar seu cão para tomar um lanche, um café ou até mesmo almoçar/jantar. Mas lembre-se: seu cão precisa ser educado antes a se comportar: ficar deitado ao seu lado, não pedir comida, não pular na mesa
OPA, UMA DICA EXTRA!
11. Ossos recreacionais
Semanalmente (ou até mesmo duas vezes na semana) ofereço ossos recreacionais. Isso mantém os cães entretidos por um bom tempo, fortalece a musculatura facial, massageia as gengivas e limpa os dentes. Eles usam a cabeça para saber qual o melhor lugar para segurar o osso, como retirar a maior quantidade de carne dele, qual o melhor lugar para morder… Aqui os ossos mais usados para este fim são suan, rabo de boi, pé de porco, joelho de porco e osso do pernil de porco. 
Bom… foram aqui minhas onze dicas do que podemos fazer para manter a mente dos nossos peludos ativas. Devem haver outras. Mas o importante é tornar a vida deles cada vez mais enriquecedora. Bom divertimento para vocês!

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This