Quando nossos cães (doze cachorros, de diferentes idades) passaram a adotar uma alimentação natural crua e com ossos*, percebemos melhoras notáveis na saúde deles, em vários e diferentes aspectos: a queda de pelos diminui; as infecções recorrentes de pele e de ouvido desapareceram; o muco nas fezes, as diarreias e as giardíases de repetição pararam de acontecer; o odor forte da urina e das fezes diminui; a disposição para comer aumentou e, surpreendentemente, os cães tornaram-se notavelmente mais dispostos e mais tranquilos.

* A alimentação natural crua e com ossos é uma dieta à base de carnes cruas, ossos carnudos crus (meaty bones), vegetais cozidos ou liquidificados e gorduras de boa qualidade. Essa dieta também é conhecida como BARF – Biologically Appropriate Raw Food ou Comida Crua Biologicamente Apropriada, em tradução livre.

Estudando um pouco mais sobre o comportamento dos cães, constatamos que há vários estímulos capazes de desencadear o estresse nesses animais – tanto o estresse oxidativo, em nível celular, quanto o estresse em nível endócrino. Citamos alguns exemplos de gatilhos do estresse:
  • Exposição a intempéries (frio, calor ou chuva)
  • Ausência e excesso de atividades físicas
  • Sedentarismo
  • Falta ou excesso de atividade mental
  • Fome ou sede em excesso
  • Isolamento social ou tédio
  • Doenças
  • Medo
  • Dieta biologicamente inapropriada
 
 
Quando qualquer uma das situações supracitadas ocorre de forma contínua, o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e o eixo simpático-adrenal dos cães tornam-se permanentemente ativados e esses animais passam a apresentar concentrações constantemente elevadas dos hormônios adrenalina e cortisol no sangue. Esse último, quando em níveis cronicamente altos, promove alterações na bioquímica neurológica e na morfologia neuronal, aumentando o estresse metabólico nos neurônios e interferindo no equilíbrio dos neurotransmissores responsáveis pela atividade normal do cérebro (GABA, dopamina, serotonina, etc.). Como consequência, os cães passam a apresentar comportamento ansioso e hiper-reativo.
A interferência da nutrição nos mecanismos de ativação e de inativação gênica é explicado pela nutrigenômica. O ômega-3, por exemplo, tem função importante na maturação do sistema nervoso central, regulando o metabolismo dos neurotransmissores, a neurogênese e a arborização dendrítica. A carência desse nutriente, em um cérebro em desenvolvimento, determina déficits cognitivos irreversíveis.
Por que a alimentação natural crua com ossos faz o organismo do cão funcionar melhor?
Os cachorros são “primos-irmãos” dos lobos cinzentos, com genética e fisiologia tão idênticas que lhes permitem, inclusive, reproduzirem-se entre si. O cruzamento entre esses animais produz o wolfdog, um indivíduo fértil, capaz de reproduzir-se com outro cão ou outro lobo. Sob a ótica da fisiologia, isso significa que o que funciona bem para o lobo também funciona bem para o cachorro.
Cães são animais que estão no planeta há mais de 10.000 anos e seus ancestrais há milhões de anos. Por todos esses milhares de anos, a fisiologia deles vem sendo esculpida com – e para – uma dieta carnívora. O corpo deles nos mostra isso:
  • Não possuem a enzima amilase na saliva que digere carboidratos;
  • Não possuem rúmen;
  • Apresentam intestinos delgados curtos e inadequados para a digestão de grãos;
  • São extremamente tolerantes a contaminações alimentares. Por exemplo: ingerir fezes é um comportamento totalmente natural e aceitável no universo canino. Cães costumam gostar bastante de degustar excrementos de gatos, de pássaros e de herbívoros, embora sentimos nojo e aversão por essa preferência gastronômica deles!!!
Podemos afirmar que a expressão gênica, nos cães, é influenciada pela sua dieta. Por isso, diante de um ambiente dietético apropriado, o corpo e a mente entram em equilíbrio – sendo que o oposto também é verdadeiro.
Enfim, todo cachorro com problemas comportamentais precisa ter sua alimentação revisada, dada a sua relevância, com o objetivo de eliminar o gatilho alimentar do estresse, da ansiedade e da hiperexcitabilidade neuronal.

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This