A traqueia é uma parte do sistema respiratório que se localiza no pescoço, formada por vários anéis de cartilagem. (É possível observar a presença destes anéis na figura acima)
Os anéis são distribuídos uns sobre os outros e estão ligados por tecido muscular fibroso.
O colapso de traqueia é a obstrução da traqueia, causada por flacidez e achatamento dos anéis cartilaginosos. A causa é desconhecida, pode ser genética ou adquirida, porém, fatores como obesidade, bronquite crônica, utilização continuada de enforcadores e degeneração da cartilagem podem predispor o cãozinho à doença.
Os sintomas clássicos da traqueia colapsada são:
– tosse persistente
– respiração ofegante
– dificuldade de respirar (óbvio, a passagem de ar está obstruída, como o au-au vai respirar?)
– cansaço extremo após prática de atividade física (se conseguir)
Frenchies com colapso de traqueia com verdadeiros “vasos de cristal”.
Braquicefálicos, naturalmente, já possuem dificuldades respiratórias e não devem ser expostos a atividades físicas, ambientes abafados e calor. Um cão com uma traqueia frágil, que pode colabar (fechar) a qualquer momento, é um grande motivo de estresse.
Jamais, em tempo algum, por qualquer razão, deve-se utilizar um braquicefálico com qualquer tipo de problema respiratório em programas de reprodução.
O tratamento clínico que recomendam é a utilização de sulfato de condroitína, para fortalecer os anéis cartilaginosos. Mas, honestamente, o prognóstico não é bom e a condroitina tem eficácia duvidosa. Eu seria radical e optaria pelo tratamento cirúrgico, mesmo que experimental.
Veja o que é um colapso de traqueia neste vídeo:

]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This