É um entendimento comum acreditar que podemos misturar os cães e que eles serão muito felizes, brincando, no bololô! Mas, não! Mesmo cães muito bem socializados – como o Bentinho – têm restrições para interagir com outros cães!
Aliás, nós também somos assim, não é verdade? Também preferimos nos relacionar com alguns humanos e, com outros, preferimos a distância – verdade seja dita!
A forma de brincar é um fator que pode definir a simpatia – ou a antipatia – que um cão sente pelo outro. Percebo que existem alguns cães que brincam de forma bem característica e falamos um pouco sobre isso aqui:
Os cães do pega-pega
Esses cães amam correr atrás dos outros, em uma infinita brincadeira de pega-pega – e, por vezes, também entram no papel de perseguido. Podem usar brinquedos para estimular o coleguinha a perseguição e curtem correr loucamente!
Muitos cães gostam de brincar de pega-pega: eles atiçam o outro, correm, param, “congelam” e correm de novo. Mas, nem todos os cães curtem serem perseguidos! por isso, fique de olho na linguagem corporal dos cães, para ter certeza que eles estão confortáveis. (clique aqui e aqui para saber mais sobre linguagem corporal canina)
Atenção: alguns cães ligam o “modo caça” quando estão brincando de pega-pega e isso não é nada legal. A brincadeira de pega-pega é relaxada e despretensiosa – o cão em modo caça parece fixado e intenso.
Os cães árbitros
Esses cães não interagem diretamente com outros cães. Em vez disso, eles monitoram as sessões de brincadeiras, correndo no entorno dos cães que brincam, sem nenhum tipo de interação física. O estilo de brincadeira deles é seguir os cães que brincam, sempre à distância, intervindo com alguns latidos quando a situação sai do controle!
Atenção: a intervenção dos “cães árbitros” funciona em algumas situações, entretanto, alguns cães não apreciam intrusos na brincadeira e a situação pode sair do controle.
Os cães jogadores de rúgbi
Jogar rúgbi não faz parte da nossa cultura brasileira, mas, se você clicar aqui, verá como esse esporte é intenso e como envolve contato físico.
Alguns cães são intensos nas brincadeiras, curtem o corpo-a-corpo e a falta de delicadeza nas interações. Percebo que os buldogues (embora não seja uma regra) gostam muito de brincar dessa forma e isso os torna um pouco mal compreendidos – afinal, não é briga, é brincadeira!
Atenção: a intensidade da brincadeira pode escalonar e pode acabar se tornando uma briga. Esteja atento à linguagem corporal dos cães e à intensidade da brincadeira.
Observe o buldogue francês “cão jogador de rúgbi” e o shitzu de “cão árbitro”!
Os cães lutadores
Como o nome mesmo diz, a brincadeira parece uma luta. Os cães pulam sobre o outros, dando patadas e mordidas… é um estilo bem “vertical” de interação!
Apesar de ser um estilo de brincadeira assustadora, esses cãezinhos costumam ter uma excelente inibição por mordida e não machucam o amigo.
Atenção: assim como no caso dos cães jogadores de rúgbi, a interação entre cães lutadores precisa ser muito bem supervisionada.
O cães do cabo de guerra
Alguns cães são particularmente apaixonados pelo cabo de guerra e encorajam os amiguinhos a brincar com eles. É uma brincadeira totalmente inofensiva e é muito comum ver cães de portes muito diferentes brincando de cabo de guerra.
Atenção: fique atento, observando se há sinais de guarda de recursos durante a brincadeira!
Os cães delicados
É muito comum ver cães de pequenos porte (“toys”) e pastores de Shetland brincando de forma delicada. Costumo dizer que eles calçam luvas de pelica e vão interagir com os amiguinhos!
Patadas bem delicadas e um jeitinho felino de interagir são comuns entre eles.  Esses cães não toleram brincar de forma intensa ou rude.
Atenção: os cães delicados brincam melhor com cães que têm porte físico semelhante aos deles. Brincadeiras “grotescas” podem atingi-los física e emocionalmente.
Como vocês viram, há diferentes estilos de brincadeiras entre os cães. Se o seu cãozinho gosta de brincar, encontre um amiguinho que brinque da mesma forma que ele, para garantir a diversão. Se o seu cachorrinho não gosta de interagir com outros cães, não se preocupe. Interações entre cães não são pré-requisitos para a felicidade deles!
[QUEREMOS SABER]
(somos inxiridos memo!)
 
Conte para a gente qual tipo de brincadeira o seu cãozinho curte! Clique aqui para responder!

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This