Camilli, meu “neném canino” nasceu, mas em nossas conversas você diz que ainda não está na hora dele ser escolhido, nem encaminhado. Por que tanta demora? Não vejo a hora de trazê-lo para casa.
A ninhada já fez 2 meses… quando comprei meu cão do criador XXX o filhote veio para minha casa com 45 dias.


Obrigada pela paciência de sempre me responder! 


Ana Lúcia T./RJ –//– Querida Ana, a ansiedade para levar o filhotinho para casa ocorre com todos os humanos de estimação, não é um “benefício” só seu! Vou enumerar várias razões e você me entenderá facilmente. 🙂


1) O objetivo da criação de cães! É preciso lembrar que o objetivo da criação de cães é o melhoramento das raças e não a venda dos filhotes. Portanto, pelo menos aqui em casa, a minha intenção é ficar com 1 ou 2 filhotes de cada ninhada, sempre cuidadosamente planejada.
Estes filhotes continuarão o programa de melhoramento da raça e assim por diante. A questão é: escolher os filhotes não é uma tarefa fácil!
Aos 30 dias de idade, eles ainda são bastante parecidos. Precisam começar a andar com desenvoltura, precisam subir as orelhinhas e mesmo, assim, quando muito pequenos, só é possível fazer uma avaliação limitada.
Alguns filhotes, podem até mostrar, precocemente, algumas características que o criador quer tentar não inserir/perpetuar em seu programa reprodutivo. Mas, raramente, antes dos 45 dias de idade isso pode ser observado. Os filhotes que vão continuar dentro do programa reprodutivo devem ter dentição e oclusão adequadas, isso significa que o criador deve esperar a troca de dentes, antes de arriscar dar o selo “show quality” no cão. Os filhotes que vão continuar dentro do programa reprodutivo devem ter movimentação adequada, afinal, participarão de exposições! Para um cão destinado a companhia, este detalhe é pouco relevante, um frenchie pode não ter uma movimentação perfeita, mas frenchies de exposição devem ser impecáveis.
Só é possível avaliar isso, adequadamente, por volta dos 3 meses de idade. É importante lembrar que TODOS OS FILHOTES, de cada ninhada, são fruto de um acasalamento extremamente planejado, com estudo cuidadoso dos pedigrees e tipo físico dos pais. Isso viabiliza uma maior qualidade de vida e tipicidade aos filhotes. Além disso, TODOS OS FILHOTES, recebem os mesmos investimentos em saúde, nutrição, socialização e treinamento.
Muitas vezes, o que fará o diferença entre um frenchie de companhia e um frenchie de exposição, será 1 cm de altura da inserção da cauda!
 2) As necessidades emocionais dos filhotes Quanto mais tempo o filhote passar com a mãe, em um ambiente saudável, mas emocionalmente equilibrado ele tende a ser.
Particularmente, eu prezo muito pelo convívio entre mãe e filhotes até os 3 meses de idade. São intensos os jogos que envolvem dominância entre eles e são muitas as lições que as mães, ensinam. Privar os filhotes desta convivência e deste aprendizado é quase um crime!


3) As questões imunológicas! A primeira dose da vacina dos filhotes deve ser feita por volta da 9a.-10a. semana de vida, ou seja, 2.5 meses de idade.
Nenhum filhote deve sair de seu ambiente sem estar previamente imunizado.
OBS: A 1a. dose da vacina ainda não é suficiente para proteger o filhote, há necessidade de reforço. 4) O transporte aéreo! Nenhuma companhia aérea aceita cães com menos de 90 dias de idade, para viajar desacompanhado.
–//–
Viu quantas razões importantes? 🙂
Não se preocupe, quando seu neném canino chegar ele vai amá-la muito e você ainda terá muito para lhe ensinar.
O Leo chegou a minha casa aos 2 anos de idade, o Tigre chegou com mais de 1 ano, a Bela chegou aos 8 meses, o Akin chegou aos 7 meses. Todos eles são frenchies adoráveis e muito bem adaptados!
“A paciência é amarga, mas seu fruto é doce.” 
Jean-Jacques Rousseau
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This