Ossos recreacionais são uma excelente ferramenta de estimulação mental e enriquecimento ambiental. Eles servem para entreter os cães e, adicionalmente, limpam os dentes e fortalecem a musculatura buco-maxilo-facial.
Qual o melhor osso recreacional?
Para buldogues franceses, gostamos muito do fêmur de porco, fêmur de boi ou joelho de boi. O fêmur de boi ainda pode ser partido em duas metades iguais. Aqui em Belo Horizonte – MG, os açougues doam esses ossos!
Como oferecê-lo?
Congele o osso recreacional por, no mínimo, 03 (três) dias antes de oferecê-lo. Esse congelamento inativa eventuais parasitas. Ofereça-o cru depois do congelamento prévio.
Posso cozinhar o osso recreacional?
Não! O cozimento altera a estrutura do colágeno ósseo e predispõe o osso ao risco de fraturas. As lascas que se soltam do osso cozido podem ser deglutidas e existe risco real de perfuramento de vísceras do cão. Cães não devem comer ossos cozidos, fritos ou assados.

Por quanto tempo posso oferecer o osso recreacional?
Em geral, depois de 01 (uma) hora de recreação, os cães se cansam mesmo! Mas não há problema algum deixar por mais tempo (o período da manha ou da tarde, por exemplo). Depois disso, jogue o osso fora.
Meu cachorro pode quebrar os dentes roendo um osso recreacional?
Os dentes são a estrutura mais rígida do corpo dos mamíferos. Dentes conseguem resistir ao fogo e ao tempo – justamente por isso são tão úteis em perícias médico-odontológicas. Mas o risco de fratura dental existe, principalmente, em cães que já possuem alterações odontológicas prévias. 
Apesar de serem a estrutura mais rígida do corpo, dentes também sofrem desgaste. Por isso, é importante que ossos recreacionais não sejam oferecidos rotineiramente. Na nossa experiência, oferecer 1x por semana é totalmente seguro.
No lugar do osso cru posso oferecer um osso de couro ou um osso defumado, comprados em pet shop?
Nós contraindicamos totalmente os ossos de couro. Esses ossos amolecem e encorajam o cão a engoli-lo. Há vários relatos de cães que ficaram engasgados com o osso de couro mole e, inclusive, que vieram a óbito.
Preferimos não utilizar os grandes ossos defumados vendidos em pet shops. A defumação envolve o uso de substâncias químicas que são potencialmente tóxicas a nós e aos nosso pets. 
Osso recreacional e meaty bone (ossos carnudos crus) são a mesma coisa?
Não! O meaty bone tem função nutricional. O cão o mastiga, o engole, o digere e faz proveito de seus nutrientes. O osso recreacional tem função de enriquecimento ambiental, não é para ser comido – por isso é importante oferecer grandes ossos para função recreativa.

Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This