Adquirir um buldogue francês é assumir um compromisso para, pelo menos, 10 anos.

Você está preparado ?

Antes de adquirir um frenchie é necessário que se reflita sobre alguns pontos fundamentais.
– Haverá meios de cuidar dele como precisa? Frenchies não são os cães mais fáceis de serem treinados…
– Haverá recursos financeiros para alimentá-lo e dar-lhe tratamento médico? Frenchies são cães que tendem a ter problemas dermatológicos, alergias e, até, graves afecções como lesões medulares…
– Haverá tempo para se dedicar, brincar, passear, enfim, tratá-lo com amor e atenção? Frenchies requerem muito a companhia de seus humanos de estimação… Se a resposta for “NÃO”, não adquira um buldogue francês.
Mas se a resposta for “SIM”, ainda assim, saiba aqui os compromissos que você terá que assumir.
ALIMENTE DE FORMA CORRETA É um dos cuidados mais básicos.
Significa não só dar comida, mas sim manter o animal bem alimentado, provendo-lhe uma alimentação adequada, em quantidades adequadas, e fornecendo-lhe sempre água fresca. Frenchies não devem ser alimentados com restos de comida humana nem deixados com sede. A pele e o intestino sensíveis irão responder imediatamente à alimentação. Mantenha os comedouros limpos para evitar proliferação de microorganismos e larvas de mosquitos.
DÊ-LHE UM LOCAL ADEQUADO PARA VIVER Nunca se deve deixar um animal ao relento, sem ter onde se abrigar do calor, do frio ou da chuva. O melhor lugar para os buldogues franceses é perto de seus humanos de estimação. Não esqueça de que você não gostaria de se deitar no chão duro.
O ambiente de um frenchie precisará estar adaptado a sua presença. No caso de apartamentos, cuidado com as janelas. Se você mora em uma casa, mantenha o cão em local onde não possa fugir para a rua. Ruas são extremamente perigosas para animais de qualquer espécie.
VACINE-O REGULARMENTE Todo animal deve ser vacinado em seu primeiro ano de vida contra uma série de doenças e todas essas vacinas devem ter ser reforço no 1º ano de idade.
Há a vacinação múltipla, antirrábica, contra gripe, giárdia e leishmaniose.
A vacina contra LEISHMANIOSE deve ser feita rigorosamente, pois a doença está se espalhando assustadoramente no Brasil (há relatos do avanço da doença em SP, RJ e sul do Brasil). Além da vacina, frenchies devem usar a coleira Scalibor, que repele o mosquito transmissor da doença. CASTRE SEU ANIMAL – ESSE É UM ATO DE AMOR Castrar seu cão é a melhor opção para evitar muitas doenças fatais. Além disso, a castração atua como fator antagônico à superpopulação animal. A cada ano, centenas de filhotes indesejados são jogados nas ruas. A maioria morre antes de completar um ano. Mesmo que você esteja horrorizado e convicto de que não abandonará uma ninhada, pense mesmo assim. Não há casas disponíveis para todos os animais. Não é fácil conseguir um lar para todos os filhotes, e você nunca terá garantias de que serão bem tratados.
Além disso, a castração trará mais benefícios para seu animal e também para você. Ele se tornará mais carinhoso e tranquilo, e as chances de fuga serão muito menores.
Quanto mais cedo for feita a esterilização, menores as chances de tumores nas fêmeas e de inflamação da próstata e testículos nos machos.
A castração é um ato de amor à vida.
MANTENHA O ANIMAL DENTRO DE CASA Rua não é lugar para um frenchie estar. Mesmo que você more em um bairro tranquilo ou em uma cidade pequena, isso não exclui o risco de maus tratos ou de um atropelamento. Mantenha seu cão dentro de casa. Essa é a única maneira de evitar problemas para eles, para você e para as outras pessoas também.
DÊ-LHE UM LAR, NÃO UMA PRISÃO Jamais deixe seu frenchie acorrentado. Ou você gostaria que fizessem isso com você ? Manter animais presos desta forma, sem nenhuma possibilidade de movimentação, é um ato de crueldade.
Lembre-se sempre que sua casa é um lar para o animal, não uma prisão, onde ele será obrigado a viver na solitária.
NÃO O CASTIGUE NEM MALTRATE Punição física não adianta e não corrige comportamentos indesejados. Bater no animal, além de ser um ato de extrema covardia, fará com que ele se torne medroso e inseguro, o que não é bom nem para ele nem para você.
Trate seu frenchie com paciência, seja coerente e constante em suas atitudes.
PROVIDENCIE TRATAMENTO VETERINÁRIO SEMPRE QUE FOR PRECISO Não confie em conselhos e palpites de curiosos. O profissional mais indicado para cuidar de seu frenchie é o médico veterinário. Procure um veterinário sempre que necessário, para orientação, vacinação ou se o animal apresentar qualquer sintoma de doença.
Esteja sempre atento a sua saúde, verifique sempre seu estado geral.
Não meça esforços para lhe dar o melhor tratamento possível. Mesmo que você não esteja passando por uma fase de soberba financeira, há locais onde você poderá tratá-lo a preços acessíveis, como os hospitais das faculdades de veterinária.
SIGA AS REGRAS DA CIVILIDADE E DA HIGIENE Ao sair na rua com seu frenchie, recolha toda a sujeira que ele fizer. Não polua as vias públicas. Lembre-se que você é responsável por qualquer dano que o animal causar, e por qualquer coisa que ele fizer.
Cães devem ser levados na coleira sempre. Essa é uma regra fundamental para a segurança das outra pessoas e do próprio cão.
Dentro de casa, mantenha sempre limpo o local onde vive o animal. Ninguém gosta de sujeira, muito menos seu melhor amigo.
SEJA COMPANHEIRO SEMPRE Aprenda a respeitar o jeito de ser de cada animal. É isso que o faz único. Trate-o sempre com carinho e amor.
Procure compreender que tudo o que ele faz é para agradá-lo e fazer-se digno do seu amor. Aceite esse amor incondicional. Ninguém será capaz de amá-lo de forma tão desinteressada e isenta de julgamentos como seu buldogue francês.
SUPERE AS DIFICULDADES – VOCÊ É RESPONSÁVEL Nem sempre as coisas são como desejamos… Nem sempre nossos animais se comportam da forma esperada. Mas lembre-se de que você é responsável por ele, seja como for, aconteça o que acontecer. E que ninguém abandona um filho porque teve mau comportamento, se envolveu com drogas, meteu-se em encrencas…
NA VELHICE, NÃO O DESAMPARE Não é justo que você se desfaça de seu buldogue francês justamente na fase em que ele mais precisará de você. Nossa sociedade é extremamente injusta com os idosos. Não seja você mais um a engrossar as fileiras da indiferença e da falta de gratidão. Seu frenchie o amou e compreendeu a vida inteira… Cuide dele até o fim.
JAMAIS O AB ANDONE Finalmente, jamais abandone. Animais abandonados são presa fácil das piores crueldades. Não caia na conversa de que sempre haverá “alguma alma boa” que cuide dele. A realidade não é essa. Leia: RAZÕES PARA NÃO TER UM FRENCHIE.]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This