Hipertermia é o aumento da temperatura do corpo a níveis superiores aos suportáveis pelos cães. Esse quadro pode desencadear perda da consciência, edema pulmonar, convulsões e parada cardíaca. Ao contrário do que muitos imaginam, hipertermia não acontece exclusivamente em cães braquicefálicos (buldogues franceses, buldogues ingleses, pugs, etc.) – esse problema afeta qualquer cão submetido a estresse térmico intenso.  
O mecanismo de regulação térmica dos cães é completamente diferente do nosso: quando está quente, nossa pele transpira. O suor liberado sobre a pele evapora, roubando calor do corpo e abaixando, assim, a nossa temperatura. Mas cães não transpiram pela pele! Eles fazem a regulação da temperatura do corpo pela boca: ficam ofegantes, expulsando o ar quente e diminuindo assim a sua temperatura interna. (um controle de temperatura bem menos eficiente que o nosso)
O problema surge quando a temperatura ambiente está muito elevada, o que impede que o cão, efetivamente, consiga diminuir a sua própria temperatura corporal. Por isso, é muito importante darmos uma mãozinha no resfriamento do corpo.
Percebi que meu cão está ofegante. Como diminuir a temperatura do corpo dele?
  1. Leve-o para sombra (ou ar condicionado), pare de exercitá-lo ou agitá-lo imediatamente
  2. Molhe-o com água fria se ele estiver excessivamente ofegante;
  3. Cubra-o com a toalha gelada para manter seu corpo fresco (a toalha gelada é um item que não pode faltar no kit frenchie);
  4. Mantenha seu cão na água fria ou envolvido na tolha gelada até que a respiração dele volte ao normal.

Nos dias quentes, você pode cobrir seu cão com a toalha gelada, para evitar que ele hiperaqueça. (na foto, Leo, em 2009)


Nos dias quentes, você pode forrar o tapete gelado com a toalha gelada, para evitar que seu cão hiperaqueça. (na foto, Bento, em 2016) 

Se você precisa sair de casa com seu buldogue francês, em um dia quente, leve uma garrafa pet cheia de água gelada (se parte da água estiver congelada, melhor), um potinho para ele beber água e uma toalha gelada. A toalha gelada também é uma excelente opção para usar, como prevenção de hipertermia, dentro de ambientes que não têm ar-condicionado.
→ Você encontra a toalha gelada na Dogzlians. Clique aqui para mais informações. 
(A Dogzilians está no Instagram e no Facebook)

* Leias nossas postagens anteriores sobre Hipertermia em buldogues franceses.

Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner


 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This