sustentabilidade do planeta, a ecologia, questões sócio-políticas, proteção animal, a proteção aos direitos do idoso e das crianças… enfim, nem tudo está perdido. Com relação à criação de cães de raça pura, há os opositores e os defensores ferrenhos. Obviamente, eu sou uma daquelas que a defende!
Mas, defendo a criação de cães responsável. Acasalamentos devem ser planejados (do ponto de vista genético e morfológico), o encaminhamento de filhotes deve ser feito a lares criteriosamente selecionados.
É preciso ter a tranquilidade de saber que o filhote irá para um lar onde viverá, com qualidade, até o fim de seus dias. Chega de cães abandonados por aí!
Colocar “filhote no mundo”, mais que uma questão individual, é uma responsabilidade social. Acredito que os opositores à criação de cães de raça pura baseia-se naqueles “criadores” que produzem muitos filhotes e os encaminham, deliberadamente, sem muitos critérios. Infelizmente, um cão adquirido “no impulso”, pelo proprietário, tem maiores chances a ser vítima de abandono. Acreditem, mas já vi um bull terrier dentro de apartamento… e seu dono enlouquecido, claro. Não acho que vender cães seja algo errado, desde que o interesse dos cães esteja acima de qualquer outro interesse. Mas, não consigo entender como alguém que registra 20-30 ninhadas por ano (100 filhotes!), conseguirá selecionar tantos proprietários… Neste caso, preciso confessar meu receio e compactuar com os que se opõem aos criadores!!!
Quando vender cães se torna meio de vida, o criador deve possuir valores pessoais muito sólidos para não colocar seus próprios interesses em primeiro lugar. E, isso é raro.
Mas voltando ao assunto das grandes esperanças e felizes surpresas… Há algum tempo atrás, publiquei aqui no blog o Special Breed Specific Instructions, redigido pelo Kennel Clube da Suécia. Muitooooo bacana, porque mostra a clara preocupação em criar cães bonitos, mas também saudáveis. Esses dias, tive a grata satisfação de saber que o Comitê Geral da Federação Cinológica Internacional, na ocasião de sua reunião, em Luxemburgo, em 26/06/2009, aprovou a proposta da Comissão de Padrões e resolveu acrescentar o seguinte texto ao parágrafo referente às FALTAS nos padrões de todas as raças: FALTAS: Qualquer desvio dos termos desse padrão deve ser considerado como falta e penalizada na exata proporção de sua gravidade, assim como seu efeito a saúde e o bem estar do cão. Agora, nas exposições cinófilas, além do quesito BELEZA, o quesito saúde também será levado em conta. Vamos esperar que os juizes se adaptem o mais rápido possível!]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This