Texto adaptado de Fúlvia Andrade, comportamentalista canina que admiro muito. Para ler o texto original, clique aqui. 

Todos sabemos o quanto as caminhadas são importantes para os cães, mas, ainda assim, algumas pessoas não passeiam com seu cães. Por quê? Provavelmente, por achar uma “tarefa” maçante, monótona… Entretanto, resolver isso: basta “enriquecer” o passeio!

Abaixo darei algumas dicas para mostrar como é possível tornar o passeio dos nossos cães mais agradável, tanto para eles quanto pra nós (e, com isso, fazer com que não deixemos mais de lado as caminhadas deles).
1. Deixe o cão guiar o passeio
Calma. Isso não quer dizer deixar que ele te arraste pelas ruas puxando a guia loucamente, latindo para outros cães e fazendo o que “der na telha”. O que é proposto aqui é deixar o cão escolher o caminho. Tipo aquela brincadeira que fazíamos quando criança de “siga o mestre”. Em vez de fazer a rota básica, deixe o cão mostrar para onde quer ir. Pode ser que seu cão o leve para cheirar cada árvore, cada matinho… mas dê-lhe a chance de te mostrar o que é interessante do ponto de vista dele.
2. Deixe-o cheirar/farejar
Caminhar é um ótimo exercício físico, mas também precisamos nos preocupar com a estimulação mental deles. A maioria dos cães hoje passa horas em casa enquanto saímos para trabalhar. Então, ao deixarmos que eles farejem durante a caminhada, proporcionamos um estímulo a mais na vida deles,  o de explorar o ambiente. Deixe-os cheirar postes, árvores, matinhos… essa é a rede social deles! 

 

3. Vá para um parque ou praça
Não quer mais andar no bairro? Que tal levar seu cão para um parque tranquilo, uma praça ou um passeio na natureza? O contato com elementos naturais – água, mato, vento – produz efeitos tranquilizantes maravilhosos!!! Divirtam-se!
4. Mude a rota
Não tem tempo de fazer um passeio na natureza? Mude a rota do seu passeio. Isso faz o passeio ficar bem mais legal: novos cheiros, novas vistas, novos amigos.
5. Convide alguém
Às vezes, convidar um amigo ou parente para caminhar junto com vocês pode ser agradável não só pra você, que terá com quem conversar, como para seu cão, que receberá carinho e petiscos extras.
6. Imprima diferentes ritmos à caminhada
Você pode andar mais rápido e mais devagar, vá alternando entre um e outro. Torne o passeio um momento de conexão entre você e o seu cão! Por exemplo, para atravessar a rua, o que exige passos mais rápidos, use a palavra “Vamos!”, em um tom animado. Você também pode pedir para correr, andar devagar… e assim o passeio vai ficar bem divertido.
7. Que tal aproveitar pra educá-lo?
Sim, isto também transforma o passeio em algo legal! Peça para ele sentar antes de atravessar a rua, deitar na praça pra relaxar, esperar para voltar a caminhar etc. Mas sempre, sempre de forma positiva, sem o uso de punição ou aversivos (isso inclui não usar coleiras que machuquem seu cão!). Educar seu cão em vários lugares é benéfico pra ele, porque é um passo importante para que ele se comporte em vários lugares diferentes, não apenas na sua casa, e possa frequentar ambientes pet friendly sem importunar ninguém.
8. Leve petiscos
Importante não só para dar os comandinhos, mas também para uma brincadeira maravilhosa de “cadê?”. O que é isso? É simplesmente jogar alguns petiscos na grama e incentivar seu cão a procurá-los usando o olfato. E diga “cadê?” num tom alegre. Esta brincadeira de farejar, além de dar diversão para o cão, ao procurar os petiscos, também dá a ele a chance de melhorar suas habilidades naturais de faro, além de dar um estímulo mental extra.

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This