Não tenho muita certeza do que está acontecendo, mas muitas pessoas me perguntaram hoje, bastante preocupadas, sobre o medicamento Bravecto, que atua contra pulgas e carrapatos.

Confesso que nunca usei o Bravecto em meus cães. Mas resolvi pesquisar a seu respeito e dar minha opinião sobre seu uso, aqui em nosso espaço.

Na bula do medicamento, a 1ª frase de Indicações já é bastante elucidativa: “Para o tratamento de infestações por carrapatos e pulgas…” Ou seja, não há indicação de uso desse produto para prevenção.
Isso ainda é reiterado e muito bem explicado quando o próprio fabricante diz: “Pulgas e carrapatos devem estar aderidos ao cão e já iniciada a alimentação [sangue do cachorro] para serem expostos ao princípio ativo.”

Portanto, se não há pulgas e carrapatos aderidos ao cão, não existe indicação do Bravecto. Também me chamou a atenção o fato do ectoparasita precisar picar o cão para ser eliminado por envenenamento. Posso estar enganada, mas a lógica me diz que se pulgas e carrapatos não são impedidos de picar um animal, os riscos de transmissão ou manifestação de doenças (DAPP, erlichiose, babesiose) não são eliminados.

Outro ponto muito importante desse pequeno fragmento de bula: “Esse produto é… sistêmico com longa duração de ação… persistente por 12 semanas…”
Sistêmico = que tem ação por todo o corpo.

Ler esse trechinho me deixou bastante preocupada, porque, apesar do fabricante afirmar que esse produto é seguro para reprodutores, fêmeas gestantes ou lactantes, ele não afirma que o Bravecto é isento de efeitos colaterais. Aliás, o fabricante nem explicita quais são os efeitos adversos desse medicamento – talvez porque nem mesmo ele saiba, afinal esse é um medicamento recente e todas as referências bibliográficas indicadas são de 2014.

Na biblioteca científica Pubmed, procurei artigos que abordassem os efeitos adversos do Bravecto e encontrei apenas estes:

Safety of the concurrent treatment of dogs with Bravecto (fluralaner) and Scalibor protectorband (deltamethrin) (2014)
Afirma que não foram descritos efeitos colaterais significativos, entretanto:
– utiliza apenas 20 (vinte) cães no experimento;
– não é um estudo duplo-cego e randomizado.
Nada pode ser concluído a partir desse estudo, pois seu nível de evidência é muito baixo.

Safety of concurrent treatment of dogs with fluralaner (Bravecto) and milbemycin oxime – praziquantel (2014)
Afirma que os efeitos colaterais encontrados foram transitórios efeitos gastrointestinais, como vômito, inapetência, salivação excessiva e diarreia. Entretanto:
– utiliza apenas 20 (vinte) cães no experimento;
– não é um estudo duplo-cego e randomizado.
Nada pode ser concluído a partir desse estudo, pois seu nível de evidência é muito baixo.

Não estou discutindo a eficácia do Bravecto no tratamento das infestações de ectoparasitas, parece que ele é realmente bom. Meu questionamento é o preço que o cão paga para isso! Particularmente, não vejo vantagens que justifiquem a utilização de um medicamento que mantém níveis de eficácia durante 12 (doze) semanas depois de uma única administração. São 12 (doze) semanas de sobrecarga renal (ou hepática), em um cão que já abusa de seus rins e de seu fígado pelo simples fato de viver em um planeta repleto de intoxicantes que não podemos evitar (alimentares, poluição, produtos químicos de limpeza, medicamentos necessários, etc.) e que precisam ser metabolizados.

Para prevenir seu cão de infestações contra pulgas e carrapatos há fórmulas caseiras que são excelentes e atóxicas. Convivo com cães há muitos anos e nunca tive uma única infestação de ectoparasitas em minha casa, apesar dos meus cães frequentarem, inclusive, fazendas. Somos a prova viva que as fórmulas naturais funcionam muito bem!

Se algum dia viermos a sofrer problemas de infestações, não tenho dúvidas que contratarei um serviço de dedetização para desinfestar minha casa e usarei um medicamento que tenha efeito rapidamente passageiro em meus cães – que provoque o mínimo de sobrecarga renal ou hepática, pelo menor tempo possível.

 

 

Este artigo pertence ao “Seu Buldogue Francês”. Plágio é crime previsto na Lei 9610.

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This