Seu cãozinho se comporta de forma agressiva quando em posse de algo (e algumas vezes para obter alguma coisa), como comida, brinquedos, seus donos/tutores, caminhas, seu lugar favorito na casa, etc. O nome disso é guarda de recursos.

A guarda de recursos é um comportamento natural dos cães, mas isso não quer dizer que seja aceitável! Um cão que protege os seus recursos tem (teoricamente)  mais chances de sobreviver e esse comportamento é bastante instintivo.

Apesar de ser um comportamento natural da espécie canina, quando exacerbado, ele traz muitos problemas na vida em família. Imagine um cão que não tenha tido um treino prévio de aceitar a aproximação de humanos de sua comida ou que qualquer coisa que seja dele. Ele pode morder. Agora imagine se for um bebê engatinhando se aproximando desse mesmo cão que não aceita aproximação alguma. Os acidentes podem ser muito sérios.

A prática da guarda de recursos entre cães pode ser algo ritualizado quando os conflitos são resolvidos apenas na ameaça. Mas algumas vezes a agressão propriamente dita acontece. Os avisos mais comuns são:

– ficar parado (o cão está comendo e quando alguém se aproxima ele “congela”)
– olhar “torto”
– comer mais rápido (quando guardam alimentos)
– mostrar os dentes
– rosnar
– avançar (sem morder)
– morder

Nem mesmo o menor sinal de guarda de recursos (ficar parado) deve ser ignorado por nós que convivemos com nossos cães!

Como evitar?

Ensino que a aproximação humana sempre deve trazer consigo uma associação positiva para o cão: se me aproximo do cão enquanto ele está com um brinquedo comendo na caminha dele etc sempre ofereço algo de imenso valor pra ele (um petisco que ele ame por exemplo). E gradativamente vou fazendo a troca até conseguir retirar o brinquedo/ossinho/comida dele em troca do petisco (e depois devolvendo). Este é o treino preventivo para filhotes. Se seu cão já tem um problema de guarda de recursos o treinamento é diferente portanto o melhor a se fazer é procurar um profissional para lhe ajudar com o problema evitando riscos.

Aqui seguem dois vídeos interessantes sobre o treino preventivo feito em filhotes (o mesmo que eu faço):

  1. https://youtu.be/sMNup72dGyA
  2. https://youtu.be/2nyt2WLdQGs

 

Este texto foi integralmente redigido pela expert em comportamento canino Fúlvia Andrade.
Fonte: http://cantodosbichos.blogspot.com.br/2016/01/guarda-de-recursos.html

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This