* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Anualmente, ocorre o evento mais prestigiado da raça bulldog francês nas américas, chamado National Specialty, ou especializada nacional. O evento reune os mais importantes criadores dos Estados Unidos e muitos de outros países também, e entre palestras e exposições, é uma excelente fonte de aprendizado e de se ver pertinho os frenchies mais lindos. Esse ano, o evento ocorreu numa cidadezinha a cerca de 1h de Boston e eu estive presente! Fui super bem acolhida pela Fernanda Barlow, amiga brasileira que mora nos Estados Unidos e também criadora de buldogues franceses e de boston terriers, e fomos para a nossa aventura de 5 dias dedicados aos frenchies. Foram três exposições especializadas (ou seja, exclusivamente buldogues franceses), nas quais pude conhecer cães de várias partes do mundo, muitos deles conhecidos de nome e fotos, e em alguns momentos me senti como uma tiete daqueles francesinhos! Nunca vi tantos morceguinhos juntos. Para onde quer que eu olhava, havia um frenchie roncando.
Vivianne Mello, Dorit Fischler, Fernanda Barlow e Marcelo Cicuta
Entre palestras e jantares, algo que achei absolutamente fantástico é que a regra ali nos bastidores era discutir temas como exames de saúde e registro limitado. E quer coisa mais deliciosa do que tomar café, almoçar e jantar falando de uma coisa pela qual você é absolutamente apaixonada? Nos stands ao redor do show, vi tudo que eu poderia imaginar em forma de frenchie. Roupas, bibelôs, cofrinhos, quadros, coleiras, pratos, bolsas… É difícil se segurar para não pirar! Isso sem falar nos sorteios e leilões de itens raríssimos.
Em uma das noites, tivemos no fim do dia uma competição de fantasias. Frenchies topetudos, aranhas, vestidos de noiva e noivo, vestidos de shrek… Nunca ri tanto na vida. O que mais fez sucesso foi o que eles chamavam de Disco Polvo, um polvo roxo muito simpático com paetês e espelhinhos decorativos. Esse menino rolava no meio da “passarela”, saía correndo e de repente comecei a ter muitas saudades da minha Yayazinha que estava aqui no Brasil me esperando. Acho que a reação dela seria a mesma!
No outro dia, tivemos o evento de Top Twenty, que são os vinte buldogues franceses melhores colocados no ranking americano sendo julgados por 3 juizes e é escolhido o melhor da raça, além da escolha popular por voto. O frenchie que eu escolhi ganhou, o Gibson (Shore Lookin’ Good) e mais tarde todos fomos comemorar. Em uma outra ocasião, pude constatar que nem mesmo em competições de obediência os frenchies são 100% confiáveis em fazer tudo que você quer que eles façam. É bem difícil segurar o riso quando alguém está chamando seu buldogue francês de um lado, e ele no outro vira de barriga pra cima, decide ir devagarzinho, pára no meio do caminho e pensa melhor, resolve brincar com a cerca… São todos iguais!
No fim do evento, depois da escolha do melhor da exposição (Best in Show), tivemos o banquete de encerramento, onde me vi sentada na mesa da presidente do clube, a Sra Jan Grebe, com a qual tive o prazer de conversar sobre a raça e a criação brasileira, além de outros criadores/veterinários/juízes (parecia que ali na mesa todos eram no mínimo 2 desses 3 itens!). Ali fomos homenageados por todos os presentes, junto de criadores Canadenses, Japoneses, Noruegueses e Venezuelanos presentes. Também foram homenageados o Best in Show, o Best of Winners e cães com títulos de ROM (Registro de Mérito). Os títulos de ROM são dificílimos de se conseguir, pois o cão além de ser campeão em shows de beleza, deve ser campeão em outras áreas também, como agility e/ou obediência, ter resultados no mínimo bons em vários exames de saúde e ter produzido cães campeões. Em outras palavras, ser um buldogue francês completo. Existem 3 níveis de ROMs e o mais alto foi concedido a um de meus buldogues franceses preferidos, o Rook (Daulokke’s Nordique Crouton).
Vivianne entre a Sra. Jan Grebe e seu esposo

Depois da festa, era hora de encerrar, mas com a certeza de que ano que vem estaremos presentes novamente! Alguns resultados: SWEEPSTAKES (Juiza Dorit Fischler, DVM)
– Best in Sweepstakes: Shore Made Ya Look Again (donos: Barbara Orr e Marion Hulick)
– Reserve: A’Vigdors Caudataire Du Roi Tuunrat’s El Che (donos: Marcelo Cicuta e Maria Leguizamon) ESPECIALIZADA NACIONAL (Juiza Patricia Sosa)
– Best in Show: CH Devine’s La Confidential (d onos: Mary C Devine, Derek Kowata e Allen Weinberg)
– Best Opposite Sex: CH Petit Motif’s Ms Chief (dono: Rick Ly)
– Best of Winners: A’Vigdors Caudataire du Roi Tuunrat’s El Che (donos: Marcelo Cicuta e Maria Leguizamon)]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This