Você gosta de andar com o seu cão solto na rua, sem guia, sem coleira?
Andar livremente, explorar o ambiente e aproveitar o passeio é a justificativa constante de quem permite que seu cão ande solto na rua. Mas, e a segurança, onde fica? Infelizmente, não existe segurança para ninguém. ??
Porém, se andar sem guia pela rua fosse uma estratégia segura, cães da polícia militar (super treinados) não precisariam dela! ??
Quem dispensa a guia ignora o fato de cães serem animais que têm vontade própria (ainda que bem treinados), ignora o fato de que o controle é uma ilusão, ignora o fato de que cães não entendem o perigo do atropelamento, ignora o fato de que a rua é um ambiente público e não um quintal privativo, ignora o respeito pelas outras pessoas que podem não se sentir à vontade diante de um cão solto na rua, ignora o fato de que não é justo com um cão na guia ser abordado por outro sem guia*.
* Talvez você não saiba, mas, diante de situações ameaçadoras, os cães têm duas opções: atacar ou fugir. Fugir é a estratégia mais fácil e mais usada pela maioria dos cachorros, porque ela é mais segura (instinto de autopreservação) e porque demandará menos esforços físicos do cão. Entretanto, cães na guia não conseguem fugir – resta-lhes atacar.
Você gostaria de dar mais liberdade ao seu cão e gostaria de desfrutar da segurança durante os passeios? Então, use uma guia mais longa! Por aqui, usamos uma guia de 2 metros de comprimento!