Temos visto muitos buldogues franceses apresentando comportamento agressivo ou reativo. Frenchies não possuem natureza hostil, mas algumas experiências que vivenciam podem desencadear comportamentos indesejáveis. 

Infelizmente, não existem “dicas gerais” que resolvam problemas de agressividade ou de reatividade. Nesses casos, sugerimos o acompanhamento de um profissional comportamentalista, que trabalhe com treino posivito, para ajudar quem precisa superar esse problema.  

Acredite, valer a pena reabilitar seu buldogue francês!


@lucy.thefrenchie

————————————————–

Cinco mitos sobre a agressividade dos cães



(Texto de Cláudia Stanislau, comportamentalista canina)

Comportamentos agressivos fazem parte do portfólio de comportamentos dos cães e são completamente normais e naturais para a espécie. Este artigo pretende abordar cinco mitos que rodeiam a apresentação de comportamentos agressivos por parte dos cães.
“O meu cão é agressivo”
Agressividade não é uma característica da personalidade. O teu cão não é agressivo. Ele apresenta, diante de determinados estímulos, comportamentos considerados agressivos. Esses são demonstrados em certas situações e em outras não. O teu cão pode demonstrar comportamentos agressivos direcionados a cães, mas ser muito sociável com pessoas. Todas estas variantes deveriam ser suficientes para entendermos que comportamentos agressivos não fazem parte da personalidade de um cão. Ele não nasceu assim, começou a demonstrar comportamentos agressivos simplesmente porque a sua experiência e aprendizagem de alguma forma o levou a apresentar esses comportamentos em determinados contextos.
“O meu cão é mau”
Maldade e bondade são conceitos humanos que implicam uma moralidade que, inclusive na nossa espécie, varia. A subjetividade do conceito está longe do mundo dos cães. A exibição de comportamentos agressivos serve para uma determinada função, isso é, eles existem com o intuito de servir um objetivo específico muitas vezes relacionado com defesa ou afastamento de um determinado estímulo que assusta o cão ou do qual ele pretende manter uma certa distância. Como tal, o cão que exibe comportamentos agressivos não é, nem nunca irá ser, um cão mau.
“O meu cão é dominante porque é agressivo”
Dominância é uma ideia que passa de pessoa para pessoa ao longo do tempo mas que não tem relação nenhuma com a ciência. O conceito do cão dominante está completamente ultrapassado. Muitas pessoas associam a exibição de comportamentos agressivos com a ideia de dominância. Como já dissemos antes em relação à agressão, essa é entendida como um conjunto de comportamentos e não uma característica da personalidade, como tal nunca poderíamos afirmar que o cão é agressivo e consequentemente dominante. Dominância também não é uma característica da personalidade, mas sim uma forma de descrever o relacionamento entre dois ou mais indivíduos da mesma espécie.
“A agressividade do meu cão é genética”
Os cães não nascem com nenhum gene de agressividade. Características genéticas determinam coisas como cor do pêlo, tamanho, orelhas, cauda e algumas outras características morfológicas. A genética também pode fazer com que alguns comportamentos estejam mais predispostos a serem apresentados do que outros. Mas é apenas uma predisposição que depende dessas variantes e estas estão, em último caso, dependentes da aprendizagem e experiência à qual o cão é exposto durante a sua vida. Quando colocamos a genética como única responsável pela apresentação de comportamentos agressivos, estamos a dizer que não existe nada a fazer. Em última análise, sabemos que a modificação de comportamentos agressivos é, não só possível, como aconselhada.
“O meu cão é agressivo, então ele tem um problema comportamental”
Nem sempre a exibição de comportamentos agressivos se prende unicamente com fatores comportamentais. Muitas pessoas não estão cientes de que existem inúmeros problemas médicos que podem estar na origem da exibição de comportamentos agressivos. Doenças como epilepsia, problemas na tireóide ou problemas neurológicos são algumas das doenças que têm como sintomas a exibição de comportamentos agressivos. Fazer exames médicos completos e muito minuciosos quando um cão começa a apresentar comportamentos agressivos é uma das mais importantes ações a tomar para evitar que estejamos a tratar algo que não foi devidamente identificado.

Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This