Texto traduzido e adaptado de Nancy Tanner. Para ler o texto original, clique aqui.
Você está tentando fazer a coisa certa. Seguindo os sinais e as regras. Caminhando com seu cão,  na guia, treinando e passando tempo de qualidade com ele. Aproveitando o dia, o clima, o simples prazer do movimento.
E então você vê um cachorro sem coleira vindo em sua direção com um tutor que não faz nenhum esforço para chamar o cachorro dele de volta. O cão pode ser sociável, talvez, esteja sendo curioso ou apenas fazendo a sua costumeira caminhada, mas, mesmo assim, está sem guia e faz o que tem vontade.
Entretanto, o seu cão não se sente confortável com aproximações inesperadas de outros cães e você sabe que, sempre que isso acontece, o bem-estar dele é comprometido. Por isso, gostaria que você soubesse que todas as vezes que você sair com o seu cão, mesmo se você esteja fazendo o certo pelas leis e pelo bom-senso, se houver um cão sem coleira, andando, correndo e perseguindo você e seu cachorro, você deve prezar pelo bem-estar do seu cão – e isso significa ser seu defensor no mundo humano e fazer escolhas para sua segurança.
Sim, é fácil brigar com o tutor do outro cachorro (que está sem guia na rua), mas quando você permite que suas emoções se intensifiquem, seu cão entende imediatamente que há algo está errado. Nada de bom acontece nesse ínterim, para você ou para o seu cachorro.
Então, aqui estão algumas estratégias para lidar com cães sem guia em áreas públicas. Obviamente, nem todas essas estratégias funcionam em todas as situações, mas, tente aplicá-las, na medida do possível, ao seu contexto.
As suas emoções importam – Quando você vê um cão sem guia na sua direção, não entre em pânico! Mantenha a sua voz leve, a linguagem corporal tranquila e os seus olhos no cão que está solto, enquanto decide a sua estratégia. Você não quer sinalizar para o seu cão que algo está errado, você quer manter as coisas o mais equilibradas possível. Então respire.
Faça a melhor gestão do ambiente e evite problemas – Se uma área da sua cidade é notoriamente conhecida por ter cães sem guia, escolha outro lugar para passear. Você precisa de um lugar onde o passeio aconteça sem stress, vocês precisam chegar em casa mais relaxados do que quando saíram.
Desvie e mude o seu trajeto – Se um cão sem coleira estiver vindo em sua direção ou mesmo se um cão na coleira estiver vindo, não tente passar por ele para “arriscar a sorte”. Simplesmente desvie o caminho para um local seguro e siga com tranquilidade! Você pode fazer a meia-volta ou pode simplesmente atravessar a rua. A segurança do seu cão (e a sua) sempre vêm em primeiro lugar.
Chuva de petiscos – Sempre passeio levando petiscos, para recompensar meu cão pelo bom comportamento dela. Por isso, se o seu cão fizer algo incrível (como, por exemplo, não latir para o cão que ele viu a alguma distância) recompense-o! Jogar os petiscos no chão, para redirecionar o atenção do nosso cachorro, enquanto o outro cão passa do outro lado da rua, também é uma boa estratégia.
Meu cão tem sarna! – A experiência já me mostrou que não adianta tentar argumentar com um o tutor de um cão sem guia. Afinal, se ele entendesse minimamente de comportamento canino, jamais andaria com seu cachorro solto em vias públicas! Por isso, diante de cães sem guia que se aproximam do meu, eventualmente, uso a estratégia de dizer que meu cão tem sarna, quando ainda estamos em uma boa distância. É infalível!

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This