Aumentar a imunidade não tem nada a ver com entupir o cão com medicamentos preventivos. Aumentar a imunidade significa investir em estratégias que favorecerão os processos de autocura do organismo. São elas: 

1) Alimentação saudável
Nada aumenta mais a imunidade do cão que uma alimentação balanceada, preparada com comida de verdade, que seja espécie-específica.
Podemos dizer que os genes dos cães esperam por uma dieta carnívora, como a de seus ancestrais lupinos, e funcionam melhor com ela. Ao contrário, uma dieta que divirja dramaticamente da dieta ancestral será provavelmente prejudicial, com o grau de dano sendo proporcional ao grau de divergência. 
Alimentação saudável, para cães, não tem nada a ver com ração industrializada, repleta de grãos e componentes controversos. Para entender um pouco mais sobre alimentação saudável para frenchies, sugiro a leitura destes posts:

@ragga_thefrenchie
2) Atividade física
Assim como no caso da alimentação, os genes dos cães esperam por certos níveis de atividade física – afinal, cães não evoluíram deitados no sofá. Esses genes funcionam melhor quando expostos a condições similares àquelas sob as quais evoluíram. E há uma coisa importante sobre os genes: eles podem ser ligados ou desligados, ou mais tecnicamente falando, eles podem ser “expressos”. 
A atividade física interfere positivamente na manifestação genética de um organismo imunocompetente.
3) Atividade mental e socialização 
Uma pessoa que passa a vida deitada no sofá assistindo TV não exercita seu cérebro. Da mesma forma, um cão que passa a vida dentro de casa, cochilando o tempo inteiro, também não exercita seu cérebro. Tanto para o humano, quanto para o cão, essa é uma condição anti-natural que pode ter sérias consequências comportamentais.

Cães precisam se relacionar com seus pares. Precisam exercitar os sentidos (tato, olfato, audição, paladar). Precisam pensar e se adaptar a novas situações!

4) Utilização de medicamentos estritamente quando necessário
Inclui-se aí: racionalização do uso de vermífugos, de medicamentos anti-pulgas e anti-carrapatos.

Leia mais sobre isso nos posts:


Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This