Os lobos que definiam as regras eram classificados como alfas (ou dominantes). Os lobos que submetiam-se às regras eram classificados como ômegas (ou submissos). Dessa forma, segundo o estudo de David Mech, em uma matilha havia os lobos alfa, os ômega e a hierarquia social era definida pela força física dos seus integrantes.
Entretanto, esse experimento em cativeiro de David Mech, que postulou a teoria da dominância/submissão, possuía um viés importante que foi desconsiderado àquela época: estudou-se o comportamento dos lobos em cativeiro e, não, em vida selvagem. Definir o padrão de comportamento dos lobos em cativeiro equivale a definir o padrão de comportamento dos humanos reclusos no BBB.
Felizmente, alguns anos atrás, o próprio David Mech veio a público esclarecendo que:
“…o termo alfa não é acurado para descrever a relação entre os lobos, porque implica que existam brigas para definir a liderança e isso não acontece…”
“…eu criei o termo alfa (para descrever os lobos líderes) em 1970 e eu fiz isso porque, àquela época, isso era o que a ciência sabia… mas, nós aprendemos muito desde então, inclusive, que o termo alfa é incorreto…”
“…está correto utilizar o termo alfa se você avalia lobos em cativeiro, mas não se pode dizer o mesmo sobre os lobos em ambiente selvagem…”
Confira parte da entrevista dada por David Mech:
Receba nossos posts por e-mail:
Delivered by FeedBurner |