David Mech é pesquisador da Divisão de Recursos Biológicos do Departamento de Geologia dos Estados Unidos e professor adjunto do Departamento de Pescas, Vida Selvagem e Biologia de Conservação e Ecologia, Evolução e Comportamento da Universidade de Minnesota. Ele estuda os lobos desde 1958, bem como várias outras espécies de vida selvagem.
Em seus estudos, David Mech observou que agrupando lobos em cativeiro, alguns impunham sua força a fim de conquistar o que desejavam (sexo, comida, abrigo, etc.), enquanto outros submetiam-se à força dos mais fortes. Foi a partir desses experimentos que a Teoria da Submissão e Dominância ou Teoria do Líder da Matilha foi descrita.

Os lobos que definiam as regras eram classificados como alfas (ou dominantes). Os lobos que submetiam-se às regras eram classificados como ômegas (ou submissos). Dessa forma, segundo o estudo de David Mech, em uma matilha havia os lobos alfa, os ômega e a hierarquia social era definida pela força física dos seus integrantes.

Entretanto, esse experimento em cativeiro de David Mech, que postulou a teoria da dominância/submissão, possuía um viés importante que foi desconsiderado àquela época: estudou-se o comportamento dos lobos em cativeiro e, não, em vida selvagem. Definir o padrão de comportamento dos lobos em cativeiro equivale a definir o padrão de comportamento dos humanos reclusos no BBB.

Felizmente, alguns anos atrás, o próprio David Mech veio a público esclarecendo que:

“…o termo alfa não é acurado para descrever a relação entre os lobos, porque implica que existam brigas para definir a liderança e isso não acontece…” 

“…eu criei o termo alfa (para descrever os lobos líderes) em 1970 e eu fiz isso porque, àquela época, isso era o que a ciência sabia… mas, nós aprendemos muito desde então, inclusive, que o termo alfa é incorreto…” 

“…está correto utilizar o termo alfa se você avalia lobos em cativeiro, mas não se pode dizer o mesmo sobre os lobos em ambiente selvagem…”



Confira parte da entrevista dada por David Mech:

Embora o pesquisador tenha feito alusões apenas sobre a estrutura familiar dos lobos, esse estudo (falho) foi (também erroneamente) transposto para a estrutura familiar dos cães.
Agora que David Mech dignamente assumiu que não existe a Teoria do Alfa ou a Teoria da dominância/submissão ou a Teoria do líder da mantilha em lobos, quem será que vai assumir o erro pela associação dessas teorias com a estrutura familiar dos cães?


Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This