Parece ser mais fácil ter um cão quando se mora em uma casa espaçosa, afinal ele poderá correr pelo quintal ou pelo jardim – mas isso é uma ilusão. Se o cão não tiver estímulos para brincar e correr, ele permanecerá deitado e ocioso na soleira da porta, apesar de todo o espaço, assim como um cão de apartamento.

Por isso, é importante levar em consideração o enriquecimento ambiental, para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar a um buldoguito.
Quando o cão começa a se sentir confinado, sem possibilidades de gastar sua energia e, principalmente, quando passa muito tempo sozinho, problemas como excesso de choro, estresse, ansiedade, depressão e comportamentos compulsivos começam a aparecer.
Uma maneira de solucionar ou evitar tais problemas comportamentais é fazer um enriquecimento do ambiente para o cão. Isso significa oferecer estímulos que promovem a expansão do comportamento adequado a cada animal. Quando promovemos um ambiente estimulante, favorecemos o bem-estar psíquico e fisiológico do cachorro, além de tirá-lo da monotonia, deixando-o muito mais feliz e saudável.
Existem algumas maneiras de entreter o cão quando seu humano de estimação não têm disponibilidade de tempo para lhe dar atenção suficiente, mas antes devemos lembrar que o cão deve ficar em local arejado, com luz, espaço para se exercitar, comer e fazer suas necessidades. 
• Busca por Alimento – esconder petiscos e deixar que o cão vá procurá-los. Com o tempo ele fará uma verdadeira “caça ao petisco” pela casa, na esperança de encontrar algo muito apetitoso. Procure com o passar do tempo modificar os “esconderijos” e tornar a busca mais difícil gradualmente;
• Gelo – congelar alguns pedaços de petiscos dentro de tigelas ou embalagens com água, também pode proporcionar diversão, principalmente nos dias de calor e para os cães que estão trocando os dentes;
•Garrafa Pet com petiscos – faça furos laterais em uma garrafa pet vazia e coloque alguns alimentos apetitosos. Conforme o cachorro vai rodando e empurrando a garrafa, os pedaços que estão dentro cairão pouco a pouco. Inicialmente faça buracos maiores facilitando a saída da comida e depois diminua os furos para dificultar. O mesmo pode ser feito com caixas de ovos ou caixas de papelão. Existem também no mercado vários brinquedos de formas, tamanhos e texturas diferentes que liberam alimentos;
• Roer e Destruir – talvez estas atividades sejam as que mais entretêm os cães. Muitos gostam do desafio de arrancar pedaços de um bichinho de pelúcia, afinal a sensação é a mesma de quando caçam e comem a sua presa. Despedaçar uma bola, destruir um coco verde também é um excelente passatempo para eles. Não se incomode se ele destruir todos os brinquedos que tiver. Este é um sinal de que adorou o brinquedo e de que esta bastante feliz com ele. Mesmo que a destruição dos brinquedos seja algo positivo para o cão, tome muito cuidado para que ele não engula objetos que possam causar obstrução gástrica ou possam machucá-lo. Ossos crus recreacionais (fêmur bovino ou suíno) também são uma ótima pedida!
• Brinquedos em geral – existem milhares de tipos diferentes de brinquedos a venda no mercado. Mas os melhores brinquedos são os indestrutíveis e interativos, confeccionados de borracha, que duram mais e não se despedaçam;
• Sociabilização – um dos enriquecimentos mais completos para os cachorros, é estar em companhia de outros cães. Eles brincam entre si, testam forças e se estimulam. Relacionar-se com outras espécies, como gatos, e também com os humanos é muito importante;
• Esconde-esconde – quando estiver em casa, e quiser participar das brincadeiras com seu cão, brincar de esconde-esconde também é uma ótima atividade para ele;
• Esportes – permitir que o cão pratique esportes, como caminhada, corrida (para cães condicionados), natação, freestyle. 
Esses são alguns dos muitos exemplos de enriquecimento ambiental que podemos proporcionar aos cães. Todo tipo de brincadeira é muito importante para a saúde física e mental, não só dos animais, mas das pessoas também. Brincar ajuda a enfrentar o mundo, ajuda a estabelecer vínculos e aceitar regras sociais e morais, e é uma ótima maneira de relaxar.
Assumir o compromisso de proporcionar aos nosso frenchies um ambiente que atenda a suas necessidades e que estimule o seu bem-estar físico e mental é valioso!
Texto adaptado de MACK Bulldogs
siga-nos:  ]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This