Temos visto muitas comemorações de aniversários de cães em locais públicos (parques, por exemplo). O cão traja roupinha especial, chapeuzinho de aniversário e é sacudido no colo do seu tutor, enquanto lhe cantam o “Parabéns Para Você“.
Na festinha, os tutores dos outros cães agarram seus filhos caninos de forma firme pela coleira, para evitar que avancem na mesa de comida ou para evitar que se desentendam dos outros “coleguinhas”, que participam da festinha.
Tudo parece uma diversão normal (para quem não entende de comportamento canino). 
Entretanto, será que o aniversariante está se sentindo confortável com a roupa, o chapéu e o som das palmas do Parabéns Pra Você? Será que os outros cães presentes estão se sentindo confortáveis tendo que dividir tanta comida com cães desconhecidos?
Em uma festa de aniversário para cães há vários aspectos que precisam ser considerados:
  1. A comida é um recurso vital para os cães e eles tendem a protegê-la, principalmente de outros cães estranhos – com rosnados, mordidas e muito estresse. Cães não falam “com licença, posso pegar um biscoito”? Eles simplesmente avançam no biscoito, mesmo que alheio.
  2. Em um ambiente onde exista estresse, cães podem manifestar 02 (dois) tipos diferentes de reação. Fugir ou atacar. Mas, em uma festa de aniversário, cães precisam ficar seguros na coleira – a opção que resta é atacar quem invade seu espaço.

Nós, humanos, gostamos e nos divertimos em festas de aniversário (essa necessidade de comemorá-lo é nossa), mas pondere de coração se seu cão irá se sentir bem e se irá se sentir confortável. Pondere se será uma experiência positiva de verdade para ele ou não. Porque toda experiência, seja negativa ou positiva, irá influenciar no comportamento futuro do cão. [esse parágrafo é texto da comportamentalista canina Cláudia Simões]
Uma única experiência negativa, que um cão tem dentro de um grupo de outros cães, pode ser responsável por um processo de reatividade que será muito complicado de resolver.
Nós não estamos dizendo para você não fazer a festinha… só estamos lhe lembrando que cães não percebem o mundo da mesma forma que nós percebemos e é ele o aniversariante. Pense nisso! 




→ Se para você é realmente importante comemorar, celebre em casa! Chame exclusivamente os cachorros dos quais seu cão gosta e que são capazes de conviver bem em um grupo. Preferencialmente, não inclua comida no programa! 
→ Se você quer presentear seu cão com um dia MUITO feliz, faça com ele um passeio na natureza! Uma trilha é um presente perfeito! Permita que ele corra solto (ou com uma guia longa de 15-20 metros), permita que ele fareje tudo, permita que ele marque território (fêmeas também marcam), permita que nade na cachoeira. Esse  será um dia memorável na vida do seu cão!

Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This