Apesar de parecerem animais totalmente diferentes, os cães e lobos são tão geneticamente semelhantes que, inclusive, podem acasalar entre si e gerar prole fértil. Isso nos diz um mundo de informações sobre a fisiologia dos nossos cães!
“fisiologia
estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos.” Resumindo: se ocorre com lobos, ocorre com cães. 
Geneticamente (quase) idênticos
Há apenas 30.000 anos os cães selvagens começaram a ser domesticados e isso, na escala evolutiva, não é nada, não muda nada, não significa nada em termos de grandes adaptações e grandes mudanças seletivas. Portanto, o organismo dos nossos cães funciona exatamente da mesma maneira que o organismo do lobo solitário que vive no Alaska. 

Observe a posição dos cães na linha evolutiva. Nossos cães são aptos a acasalar (e gerar prole fértil) com o animal que existe há 300 mil anos. Isso nos faz concluir que qualquer mudança que aconteceu, no último século, é irrelevante em termos de evolução! 

– Há 140 anos surgiu o buldogue francês;
– Há 515 anos, o Brasil foi encontrado pelos Portugueses;
– Há 2000 anos, existia o Império Romano;
– Há 10.000 anos, o homem abandonou o estilo de vida nômade, deu-se o início da agricultura. As primeiras raças de cães começaram a aparecer;
– Há 30.000 anos, os cães selvagens começaram a ser domesticados;
Há 135.000 anos, surgiram os cães selvagens sobre a face da Terra;
– Há 195.000 anos, surgiu o Homo sapiens (nós!);
Há 300.000 anos, o lobo cinzento – parente mais próximo do cão selvagem – passeava por aqui;
– Milhões de anos antes, os ancestrais do homem e do lobo cinzento lutavam pela sobrevivência de cada dia.

A evolução moldou tão bem os lobos e os cães selvagens a se tornarem aptos a sobreviver, que basta pensar em como vivem para sabermos responder a essas perguntas e outras tantas:
1) Qual é a melhor alimentação para os cães? 
2) Preciso dar banhos semanais em meu cão?
3) Preciso limpar as orelhas do meu cão toda semana?
4) Meu cão precisa de atividades físicas?
5) É saudável meu cão se relacionar com outros cães?
6) Preciso empacotar meu cão com muitas roupas no inverno?
Todas as vezes que me ocorre alguma dúvida sobre o manejo dos cães, a primeira pergunta que me faço é: como a evolução tratou disso em ambiente selvagem? Essa pergunta, na maioria das vezes, resolve todas as minhas dúvidas. Nossos cães são os lobos, que vivem dentro de nossa casa.

Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

siga-nos: 

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This