O corticóide pode, ainda, ser classificado em glicocorticóide e mineralocorticóide.
Mas, é sobre os glicocorticóides que eu quero falar. Eles possuem ação anti-inflamatória potente e imunossupressora. E, possuem efeito bastante interessante nas doenças auto-imunes. O nome comercial deles pode ser: METICORTEN (prednisona), DECADRON (deflazacort), CELESTONE (dexametasona), BETA-TRINTA (betametasona), FLEBOCORTID (hidrocortisona).

A minha idéia em escrever este post veio pelo seguinte motivo:
POR QUE ALGUNS VETS ADORAM PRESCREVER CORTICÓIDE?
O corticóide atua impedindo a formação de imunocomplexos que desencadeiam a reação inflamatória. Por isso, eles são considerados anti-inflamatórios potentes.
O maior problema é que não são específicos ao impedir a formação de imunocomplexos, portanto, eles também atuam de maneira a predispor o organismo do indívíduo a infecções oportunistas. Infecções oportunistas frequentes = sarna demodécica, piodermite, infecção por fungos. O efeito de UM comprimido é tão prolongado que, quando tenho que usar por aqui, em casos extremos, o frenchiezinho fica fora do programa reprodutivo 2 meses após a utilização da medicação e nos 2 meses seguintes, não aplicamos nenhuma vacina também! Justamente por sua ação imunossupressora, é a medicação utilizada nas doenças auto-imunes.
É uma medicação TARJA PRETA para mim!

Incrivelmente, a utilização dos corticóides tem sido usada de maneira deliberada na medicina veterinária, em cães adultos e filhotes, pelas razões mais variadas possíveis: picada de pernilongo (sem sinal de anafilaxia), coceira, dor, infecções na pele (!), quando não se encontra nenhuma causa aparente para um problema vigente, mas deseja-se eliminar os sintomas (!)…
Preciso deixar claro que não sou contra a utilização dos corticóides!
Sou contra a utilização não criteriosa desta medicação.
Aliás, graças a ele (a Deus e a meu pai), hoje estou aqui, vivinha da silva, escrevendo este post: em 1985, de férias em Florianópolis, tive edema de glote depois de comer muitoooooo catchup. A injeção de corticóide resolveu o problema…
Na medicina humana existe muita cautela com corticóide – pelo menos pelos médicos que assistem minha família.
Dos meus 3 filhos, 2 são alérgicos, como eu. Mas, NUNCA foi prescrito corticóide oral a eles – e o mais velho está com 14 anos. Felizmente, também existe um creme dermatológico com efeitos similares ao do corticóide, que não é corticóide.
Será que não funciona em cães? Bem, eu perguntei a um vet e ele nem sabia que existia. Eu permaneço com essa dúvida…
Quem sabe você não pergunta para o seu e posta a resposta aqui no blog? O nome do princípio ativo do medicamento é PIMECROLIMUS. O nome comercial é ELIDEL e já estão comercializando na forma genérica. :)]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This