Texto traduzido de Renée Erdman, educadora canina canadense. 
Leia o texto original clicando aqui
Fonte: pinterest
Alguns dias,  parece ser um verdadeiro desafio viver com um cão reativo. Ele puxa a guia como um trem de carga, late para tudo, tenta atacar os pombos na rua, tem problemas sérios como em relação a outras pessoas ou outros cães ou faz guarda de objetos/pessoas/espaços. SOCORRO.
Nós amamos nossos cães; não há dúvidas sobre isso. Independentemente de suas imperfeições, nós realmente queremos fazer o melhor por eles. Quando enfrentamos pressões e julgamentos sociais daqueles que nos rodeiam, isso só torna as coisas mais difíceis. Muitos de nós vivemos em espaços compartilhados, inclusive morando com familiares. 
Eu sei: pode parecer, às vezes, que todo mundo tem um cachorro “normal” enquanto você luta para fazer pequenas mudanças em direção ao melhor com o seu próprio, não é verdade? Como lidar com isso?
ENTENDA: NÃO HÁ CÃO “NORMAL”
Qual é a definição de normal? “Em conformidade com um padrão; usual, típico ou esperado.“(dicionário da Websters)
Quando se trata de animais e comportamento, realmente não há “normal”. Pode parecer-lhe, que o seu vizinho, do outro lado da rua, tem um cão muito normal e perfeito. Ele não incomoda ninguém, não late nem puxa a guia. No entanto, o que você pode não saber é que, quando ele está sem coleira, ele curte se enfregar no seu próprio cocô, no jardim. Ele também tem o hábito de fugir pela porta, em todas as oportunidades, quando não está contido, muitas vezes quase sendo atropelado na rua. Esse comportamento é “normal”? Absolutamente normal para um cão! Mas o cão não é perfeito e pode levar a nós o desejo de querer um cão “normal”. Então, tenha isso em mente, quando se sentir como se estivesse lutando uma batalha difícil.
RECONHEÇA PEQUENOS SUCESSOS
É da natureza humana nos concentrar em imperfeições e ignorar o progresso. Mas, dê a si mesmo e ao seu cão permissão para se sentir bem com o progresso que vocês estão fazendo. Se você não está progredindo, procure ajuda de alguém que trabalhe com educação positica para cães. Mantenha um registro dos seus sucessos, mesmo que sejam pequenos. Dê o seu feedback a um cachorro (recompensa) quando ele acertar, mesmo para as pequenas coisas. Não procure a perfeição; nós queremos progresso.
IGNORE OS HATERS
Você vai ser julgado pelo comportamento do seu cão e você precisa superar isso. Você não pode mudar as reações dos outros, mas pode desenvolver uma pele mais grossa e lembrar que você e seu cão são uma equipe. Fique de olho na bola e concentre-se no seu cão, no treinamento que está fazendo e no progresso que está fazendo. Se ocorrer um deslize, é apenas um pontinho no radar e parte do processo de aprendizagem. Se alguém em sua vida está constantemente criticando você ou seu cachorro, então tenha um roteiro e repita para eles. “Estamos trabalhando nisso, não existem cachorros perfeitos, mas estamos progredindo em nosso treinamento.” Não deixe a negatividade derrubá-lo e encontre tantas situações quanto possível para definir seu cão e você, para sucessos que você pode usar como referência.
A BOLA ESTÁ COM VOCÊ
Lembre-se de que cabe a nós fornecer treinamento e orientação para nossos cães se quisermos progredir. O processo de aprendizagem para animais nem sempre é um caminho fácil; nós, seres humanos, tendemos a ser inconsistentes, confusos e mudamos as regras para os nossos cães com bastante frequência… deixando-os adivinhar o que diabos é que queremos deles! É necessário ser progressivo, frme, claro e consistente em todas as regras. Se o treinamento “não está funcionando”, você precisa avaliar o seu próprio treinamento e o tempo que você dedica a ele.
CONEXÕES E APOIO
Perceba que você não está em minoria quando se trata de seu cão e seu comportamento “anormal” a- asseguro-lhe que há muitos cães lá fora que são mal interpretados e perfeitamente imperfeitos. Se você tem um membro da família ou amigo que apoia você, se você tem um grupo de whatsapp sobre cães que apoia você – apoie-se neles também. Peça ajuda se precisar, procure aulas para cães reativos, faça contatos para que você possa se reunir quando as aulas terminarem ou encontrar um grupo online que compartilhe informações precisas para que você possa aprender mais sobre os cães e seu comportamento.
Quanto mais entendemos sobre comportamento animal e o processo de aprendizagem, melhor podemos entender os motivos que fazem nossos cães se comportarem da maneira que eles se comportam. Aprecie seu cão pelo o indivíduo que ele é!

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This