Sinais de calma ou sinais de apaziguamento são comportamentos utilizados pelos cães, sobretudo, para prevenir que algo aconteça, para reduzir o nervosismo, o medo ou os acontecimentos indesejados. 
Os cães utilizam esses sinais para acalmarem a si próprios quando estressados ou inseguros, para transmitir calma e fazer com que os outros cães envolvidos sintam-se mais seguros e percebam as boas intenções de quem o emite. São utilizados para fazer amizade com outros cães e com as pessoas.
Outros canídeos também fazem uso dos sinais de calma. Segundo Turid Rugaas, é mais fácil perceber esses sinais em lobos, por exemplo, do que em cães. Em ambiente selvagem não há espaço para dúvidas e a comunicação precisa ser mais óbvia. 
São quase 30 (trinta) sinais conhecidos e compreendê-los nos oferece uma possibilidade de melhorar a relação do cão com os humanos e a relação do cão com seus pares. São eles:
1) Girar a cabeça
Ou desviar os olhos para evitar o contato olho no olho é uma forma gentil de o cão dizer que estão dispostos a interações amigáveis e que não querem confronto.
Turid Rugaas afirma que nós podemos repetir esse comportamento com nossos cães, para evitar o contato olho no olho. Ele entenderá que estamos dispostos a interações suaves e amistosas!
2) Girar, voltar as costas
É um sinal de calma muito eficaz nas interações entre os cães. Quando em interações, um dos cães vira de costas e oferece a parte traseira, ele pede para reduzir a intensidade da brincadeira. Ele também pode comportar-se assim quando outro cão rosna ou mostra comportamento ameaçador – é uma forma de dizer “estou de boas”
3) Lamber o focinho
É um movimento muito rápido da língua, tão rápido que, às vezes, é até difícil de captar, mas muito comum na rotina dos cães. Podemos perceber isso quando nosso cão se aproxima de outro, quando nos inclinamos sobre ele, quando conversamos com ele, quando brigamos com ele.
4) Posição de brincar
Um cão pode fazer isso para mostrar que está disposto à brincar. Pode fazer isso quando encontra outros animais, com os quais não se sente muito seguro – mas já avisa que é amistoso.
Buldogue francês macho convidando os filhotinhos à brincadeira!
→ IMPORTANTE: lembre-se que a linguagem corporal do cão deve ser analisada dentro de um contexto!

“Poder comunicar com os cães, que realmente te entendam, é uma sensação maravilhosa, tanto para nós como para eles. Os sinais de calma são a chave e permitiram-se realizar aquele sonho de infãncia de poder falar com os animais.” (Turid Rugaas)


Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This