1) Sentar-se
Sentar-se quando alguém se aproxima é um sinal de calma. Nossos cães podem utilizá-lo quando se sentem inseguros diante da presença de outro cão ou quando, por exemplo, se lhes gritamos para chamá-los.
2) Deitar-se
Deitar-se com a barriga para cima demonstra submissão, segundo Turid Rugaas.
Deitar-se com a barriga para baixo (colada no chão) é um sinal de calma de grande força que é normalmente utilizado pelos cães muito seguros de si.
O cão pode fazer isso quando a brincadeira ficou excessivamente brusca, quando cansou de brincar ou quando percebe que outros cães têm medo dele.
3) Bocejo
O cão pode bocejar quando se sente inseguro, receoso, estressado, preocupado ou quando quer que o outro se acalme um pouco.
Cães também percebem quando seus tutores bocejam e não entendem isso como sinal de sono! Entendem como sinal de calma!
4) Interpor-se
Interpor-se fisicamente entre dois cães ou entre pessoas que estão muito próximas tem o objetivo de apaziguar e evitar conflitos.
O cão pode comportar-se dessa forma quando o tutor carrega uma criança no colo, quando o tutor está demasiadamente próximo a outra pessoa. Quando outros cães demonstram sinais de estarem desconfortáveis e pouco amigáveis um com o outro.
Particularmente, uso muito esse sinal de calma na interação do Bento com outros cães. Quando percebo que a interação está se excedendo, me interponho fisicamente entre os cães. Recentemente, um shitzu avançou no Bento, enquanto estávamos na pracinha. Me interpus entre eles e o shitzu recuou a segunda investida de ataque.
→ IMPORTANTE: lembre-se que a linguagem corporal do cão deve ser analisada dentro de um contexto!
“Poder comunicar com os cães, que realmente te entendam, é uma sensação maravilhosa, tanto para nós como para eles. Os sinais de calma são a chave e permitiram-se realizar aquele sonho de infãncia de poder falar com os animais.” (Turid Rugaas)
Receba nossos posts por e-mail:
Delivered by FeedBurner |