Para começar, vamos deixar claro uma coisa: treinar buldogues franceses para fazer xixi e cocô no lugar certo é tarefa que exige paciência de monge. Claro que existem as exceções, mas não é à toa que os frenchies estão na 59ª posição no ranking de inteligência canina (são 79 posições). 

Ocupar essa posição no ranking significa que:
“Conseguem aprender um novo comando entre 40 a 80 repetições. Às vezes é necessário cerca de 25 repetições para que eles comecem a demostrar algum sinal de compreensão com relação ao comando novo. Também é natural para este grupo de cães, que seja necessário uma sucessão de repetições antes que eles possam executar o exercício proposto. Mesmo que estes cachorros já tenham assimilado o comando através de repetições, ainda podem demonstrar pouco interesse em executar o comando. Este grupo canino precisa ser incentivado com uma dose considerável de persistência e muita paciência pois responder a este tipo de exercício, definitivamente não é inerente a sua personalidade. Eles demonstram atitudes que faz com que pareça que esqueceram completamente o que você espera deles.” 

@texasthefrenchie

Para quem está levando um frenchie para casa e quer treiná-lo, além da paciência, sugiro que:

  1. Tire férias na época que seu buldoguito chegar, isso fará toda a diferença no treinamento dele. Corrigir erros de comportamento dá muito mais trabalho que ensinar hábitos corretos; 
  2. Limite o espaço que ele poderá usar na casa e aumente esse espaço gradativamente, à medida que ele for “merecendo”. Nós entendemos que filhotes são fofos e lindos, que ninguém quer impor regras a seres tão pequenos e desprotegidos, mas… pense nisso como um investimento no seu futuro bem-estar!;
  3. Guarde todos os tapetes e só recoloque-os no lugar depois que seu cão estiver treinado. Se, por ventura, o seu filhote fizer um único xixizinho no tapete, você está perdido(a) – ele vai sempre procurar o tapete para se aliviar (isso eles aprendem rapidinho…). Os tapetes têm poderes atrativos quase sobrenaturais!  

A técnica é muito simples – e cansativa:
Na primeira semana do seu frenchie em casa, comprometa-se a vigiá-lo 100% do tempo. Se perceber que ele está se preparando para fazer xixi ou cocô, pegue-o e leve-o ao local correto. Espere pacientemente que ele faça suas necessidades e recompense-o com um petisco gostoso e carinho. Por isso é importante que ele não ganhe o direito de andar pela casa sozinho logo de cara e nem que fique ganhando petiscos sem fazer algo em troca (sem “merecer”).   
Nessa primeira semana, faça o crate trainning concomitantemente. Leia essa série de postagens para entender como o crate (caixa de transporte) funciona. 
Filhotes aprendem a usar o crate muito rápido e deixar um filhote fechadinho no crate ajuda quando precisamos sair rapidinho e não podemos levá-lo. É importante que você deixe seu filhote no crate mesmo estando em casa, para que ele não relacione o crate à sua ausência ou a algo não prazeroso.
No treinamento de um cão mais velho é ótimo deixá-lo no crate por, aproximadamente, 30 minutos depois das refeições – é o tempo que eles levam para fazer cocô. Por isso, ofereça as refeições sempre no mesmo horário para criar uma rotina intestinal em seu cão. Filhotes tendem a defecar assim que comem.
Se você optar por não usar o crate, a única solução é andar atrás do cachorro, dentro de casa, o dia inteiro, para interceptar o xixi/cocô no lugar errado.
Durante a noite, mantenha-o em um lugar mais restrito ainda (lavanderia do apartamento, por exemplo), para diminuir as chances de ele fazer suas necessidades muito longe do lugar-alvo. Mantenha a caminha dele e o pote de água a uma boa distância do banheirinho, porque cães são exigentes nesse quesito: eles não fazem suas necessidades onde comem.
E repita o processo dia após dia.
Só permita que ele ganhe o direito de frequentar todos os cômodos da casa livremente quando você estiver em casa e depois que ele já estiver indo sozinho para o “banheiro”. Lembre-se de sempre recompensá-lo com carinho e petiscos quando ele fizer suas necessidades no lugar certo.
Para os donos de frenchies adultos, as recomendações são as mesmas: restringir os cômodos da casa e vigiá-lo o tempo todo. Jamais, nunca, never, em hipótese alguma, deixe seu cão solto pela casa enquanto você está fora.  Já informo de antemão que treinar um cão que já aprendeu a fazer suas necessidades pela casa inteira é muito mais difícil que treinar um que nunca fez.
Outro ponto importante: frenchies machos inteiros (não castrados) dão muito mais trabalho nesse sentido e, mesmo treinados, não hesitam em quebrar “regras sanitárias” quando têm oportunidade. Meus frenchies machos sempre foram muito bem treinados e educados, mas se eu saísse e deixasse a casa para eles, o xixi na beirada do sofá era quase certo. Este é outro motivo para fazer a castração.
Como você vê, não existem milagres. Existe persistência e perseverança da sua parte. Você precisa se mais obstinado que seu obstinado buldogue francês!

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: já ouviu falar na técnica de esfregar o focinho do cão no chão quando ele faz xixi/cocô no lugar errado? Esqueça essa bobagem e envie muitas vibrações de luz para quem inventou essa sacanagem com os dogs.
Receba os posts por email: Delivered by FeedBurner
siga-nos: 
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This