Olá Camilli,


tenho muita vontade de oferecer alimentação natural (crua) para o Pépe. Mas, já ouvi falar que cachorro que come o sangue da carne crua fica muito agressivo.
Qual a sua opinião? Poderia me ajudar?


Obrigada,


Luiza –//–


Olá Luiza,
antes de tudo vamos esclarecer várias coisas! O sangue circula pelo corpo somente dentro das veias e das artérias. Quando ocorre o abate de um animal (bovino, suíno, etc.), parte do sangue é drenada para fora de seu corpo e outra parte permanece inteiramente coagulada dentro de seu sistema circulatório.
O sangue tem a cor vermelha devido a presença uma molécula transportadora de oxigênio chamada hemoglobina. A carne que nós comemos e que oferecemos aos nossos cães (crua ou cozida) é o músculo do animal abatido. Músculos são vermelhos porque as células musculares contém em seu interior uma molécula chamada mioglobina. Quanto maior a atividade daquele músculo, maior concentração de mioglobina ele terá.
Portanto, o líquido que sai da carne não é sangue! É água com mioglobina.
Entendeu porque seu cão não estará ingerindo sangue ao comer a carne crua? 😉 Outro ponto importante é que apenas livres na natureza os animais tem acesso ao sangue da presa, no momento do abate.  Mas, o fato de serem selvagens não significa que são agressivos – a prova disso é que grande parte dos animais convive harmonicamente em bandos. Também podemos usar o sangue em iguarias da nossa culinária.
Aqui em casa, o prato predileto do meu filho do meio é frango ao molho pardo. Quem conhece a iguaria, sabe que o “molho pardo” contém justamente o sangue drenado do frango no momento do abate. Não discuto o mal gosto gastronômico, mas é fato que meu filho é tranquilíssimo, mesmo depois de comer MUITO frango ao molho pardo! 🙂 Abraços, Camilli
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This