anteriormente, o termo CINOFILIA refere-se aos assuntos ligados à criação de cães de raça pura. A grande maioria das pessoas não sabe, mas existem órgãos legais que regulamentam a CINOFILIA, o qual, nós, cinófilos, estamos subordinados.
Há 04 (quatro) grandes instituições que regulamentam a cinofilia internacionalmente e intercambiam documentação:

Federação Cinológica Internacional (FCI): atua sobre todos os países da América do Sul, países da América Central, México, Europa (exceto Grã-Bretanha), África, Ásia e Oceania —>> BRASIL!
American Kennel Club (AKC): regulamenta a cinofilia nos EUA. Canadian Kennel Club (CKC): regulamenta a cinofilia no Canadá. Kennel Club da Grã-Bretanha: regulamenta a cinofilia na Grã-Bretanha

Cães com pedigree FCI – AKC – CKC – Kennel Clube da Grã-Bretanha são reconhecidos entre si. O Leo é um exemplo disto: ele possui pedigree original registrado pelo CKC (Canadá) e quando chegou ao Brasil, precisei apenas solicitar o reconhecimento FCI de seu pedigree.
A instituição que regulamenta a criação de cães de raça no Brasil, subordinada à FCI, é chamada Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).
Por sua vez, as Federações são entidades estatais, subordinada à CBKC, que regulamentam a criação de cães de raça pura em alguns estados brasileiros. Os estados brasileiros podem possuir muitos Kennels Clubes, de acordo com seu tamanho e demanda. Os Kennels Clubes estão subordinados às Federações.
Minas Gerais, por exemplo, possui o Kennel Clube da Grande Belo Horizonte, Formiga Kennel Clube, Kennel Clube de Varginha, Kennel Clube do Triângulo, Manchester Kennel Clube, Mostes Claros Kennel Clube e Sul de Minas Kennel Clube. Os criadores de cães tornam possível a existência dos kennels clubes e são subordinados às suas determinações. É nos kennels clubs que os cães são registrados  antes de seguirem para os lares de seus futuros proprietários.

Pirâmide Cinófila no Brasil

Infelizmente, grande parte dos “criadores de cães” é constituída de meros reprodutores de cães, que nada contribuem para o desenvolvimento e/ou proteção de nenhum raça canina. Prestam-se apenas a registrar e vender filhotes. Da mesma maneira, muitos proprietários – por razões diversas – também acasalam seus cães – criadores de fundo de quintal.
No Brasil, a CBKC, as Federações e os Kennels Clubes organizam as exposições cinófilas.
A cinofilia é, também, uma organização política.
E, como na política, há bons e maus dirigentes cinófilos. Há aqueles que em função de interesses pessoais, prejudicam o interesse coletivo. Mas, também, há aqueles que trabalham visando o real e único interesse da cinofilia: o desenvolvimento e melhoramento dos cães de raça pura.]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This