Há 08 (oito) anos, a alimentação natural crua e com ossos é a dieta de eleição para nossos frenchies. Com a eliminação da ração, percebemos que a queda de pelos diminuiu, os puns mal-cheirosos foram muito reduzidos, a disposição dos cães aumentou e episódios alérgicos (principalmente otites por malassezia) desapareceram. O Bento também se beneficia dessa dieta.
Jantar do #BentoLindo: Coração de porco, fígado de boi, iogurte natural, óleo de coco, 
brócolis, beterraba, cenoura amarela, uma lasquinha de alho e uma pitada de sal.
Fazem parte da base da dieta dele:
1) Ossos carnudos crus (ou meaty bones)
– cabeça, pescoço e carcaça (dorso) de frango
– cabeça, pescoço e carcaça (dorso) de pato (só compro esses quando o preço está bom)

Você pode oferecer ossos carnudos de qualquer animal (codorna e coelho oferecem excelentes meaty bones). Sugiro que sejam ossos menos rígidos e que não sejam longos. Por exemplo: o pescoço de peru é um ótimo meaty bone para cães grandes, mas muito duro para os frenchies. Pés de frango e ossos semelhantes são longos demais para cães braquicefálicos.
Para cães que estão aprendendo a mastigar os meaty bones, sugiro martelar (com “martelo de bife”) as peças e sugiro picá-las em pedaços grandes. Cães habituados a comer ração mastigam pouco e tendem a engolir pedaços pequenos sem mastigar.
2) Carnes e vísceras cruas
– todas as carnes sem ossos de qualquer animal!
– todas as vísceras de qualquer animal! Fígado (a mais importante delas), cérebro, pulmão, rins, pâncreas, estômago (bucho), etc.
3) Legumes
– todos, cozidos no vapor. Mas também posso liquidificá-los.
Clique aqui e entenda por que é importante cozinhar ou liquidificar os legumes.
4) Óleos
Como a alimentação natural crua e com ossos contém baixa quantidade de carboidratos, é importantíssimo oferecer gordura como fonte de energia. Optamos pelas gorduras saudáveis, que além de fonte de energia, também são fonte de nutrientes: óleo de coco, manteiga, azeite. 
5) Complementos
– uma pitada de sal iodado
– iogurte natural, coalhada ou kefir de leite
– uma lasquinha de alho
De acordo com o peso do Bento, calculo a quantidade diária de comida, tendo este gráfico como base: 
A pergunta que todos me fazem é: alimentação natural dá trabalho?


E a resposta é sempre a mesma: é mais fácil abrir um saco de ração, claro! Preparar a alimentação dos nossos cães exige leitura no assunto ou, pelo menos, a orientação de um vet nutrólogo. No caso de cães com necessidades especiais (doenças crônicas, alergia, etc.) a prescrição de uma dieta terapêutica pelo veterinário nutrólogo é indispensável. Alimentação natural também exige um bocado de espaço no freezer. Mas, na minha opinião, não dá para buscar por atalhos quando o que está em jogo é a saúde de quem amamos.

Se você não tem espaço em seu freezer ou não tem tempo de preparar o alimento para o seu cão, procure por empresas que façam isso por você. Em Florianópolis/SC, o Bistrot Pet é uma empresa especializada em preparar alimentos para pets e oferece a alimentação natural na versão cozida (sem ossos).

Leia o post que já escrevemos contando a história inspiradora do Bristot Pet!


Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

siga-nos: 

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This