1º – A Manifestação “Clássica”
Clássica e fugaz, eu diria, ( urticária e/ou eritema e/ou edema de mucosas) é apenas uma das muitasssssssss formas de manifestações alérgicas, mas nem sempre é uma manifestação ligada a alergia. Conheço uma frenchie – criada muito tempo em canil – que após ser adotada por uma adorável família, passou a desenvolver crises de edema facial intenso e coceira, todas as vezes que imaginava ir passear. Sua humana de estimação pegava a coleira e ela começava a empolar e inchar o rosto. Alergia? Não.
Diagnóstico = Disturbios psicossomáticos. No caso da manifestação alérgica quando os sintomas são urticária e/ou eritema e/ou edema e/ou coceira, as causas podem ser as mais diversas POSSÍVEIS: alimentos, medicamentos, vacina, pólen, picada de pulgas (DAPP), produtos de limpeza, mofo, ácaro… e talvez outras coisas que nem possamos imaginar, pois não há nada mais difícil que diagnosticar a causa de uma alergia.
2º – Choque anafilático!
Muitas pessoas confundem o choque anafilático com o edema de mucosas, urticária, coceira, eritema, etc. Na verdade, as substâncias que desencadeiam o choque são diferentes das substâncias que desencadeiam os outros sintomas.
No choque anafilático ocorre constrição dos brônquios, que fazem a troca do oxigênio pelo gás carbônico, nos pulmões. Portanto, o indivíduo não consegue respirar porque o “pulmão está fechado”. Foi o que Leo teve quando tomou uma vacina, em dezembro do ano passado.
É g-r-a-v-í-s-s-i-m-o.
3º – Otites de Repetição
Pela minha experiência, manifestação alérgica relacionada a questões alimentares.
4º – Fezes mucóides
Pela minha experiência, manifestação alérgica relacionada a questões alimentares.
5º – Outros sintomas:
– Vômitos frequentes
– Coceira generalizada
– Perda de pelo
– Falta de apetite
– Lambedura de patas (para coçar entre os dedinhos)

**********************************************
O que pode estar causando alergia em meu frenchie?
– O sabão em pó na roupa de cama.
O que fazer?
Passe vinagre branco na última água, quando for enxaguar. O vinagre neutraliza o sabão e tira o cheiro. Boa dica inclusive para as roupas dos humanos. Acredite: do ponto de vista imunológico, não é vantagem para ninguém ter as roupas cheirando sabão. – Os produtos de limpeza da casa. (Veja, água sanitária, desinfetante, removedor de odores, ceras, etc.)
O que fazer?
Substitua por vinagre branco diluído. Vinagre também é um poderoso bactericida.
Além disso, mantenha qualquer coisa potencialmente perigosa para consumo fora do alcance do contato dos frenchies. Não duvide que eles adorariam dar uma cheirada e uma mastigada na garrafinha do Pinho Bril. – Alergia a alimentos.
O que fazer?
Teste-o. Mas, POR FAVOR, faça isso juntamente com seu veterinário para evitar surpresas desnecessárias. – Alergia a ácaros, mofo, poeira.
O que fazer?
Contratar uma boa faxineira ou colocar a mão na massa mesmo, não tem como fugir dessa. – Alergia a pulgas (DAPP)
O que fazer?
Eliminar os agentes que estão causando o problema (ectoparasitas) e utilizar produtos repelentes eficazes – medicamentos disponíveis no mercado para controle de ectoparasitas (Frontline, Max3, Scalibor, etc.)
Cães também podem ter alergia à fumaça do cigarro, às cinzas que ficam no cinzeiro, a teias de aranha, a picadas de insetos.
O mundo dos alérgicos é um lugar repleto de ameaças. Particularmente, prefiro a HOMEOPATIA para o tratamento da alergia em cães.
Segundo a alopatia, a alergia não tem cura, tem apenas controle. E “controlar” a alergia significa fazer uso de corticóides, o que eu não acho legal.
>>> QUEM QUISER SABER MAIS SOBRE HIPERSENSIBILIDADE ALIMENTAR EM CÃES, PODE LER ESTE ARTIGO E ESTE TAMBÉM! >>> LEIAM O EXCELENTE TEXTO: O dia em que meu frenchie virou shar-pei – Angioedema. 🙂
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This