Recebo muitos e-mails de leitores do blog querendo saber como se procede o desmame de filhotes com alimentação natural. Portanto, voilà, pessoal! Cá estou eu falando como isso acontece por aqui.
Nos idos – e não saudosos – tempos da ração, o desmame começava por volta da terceira semana de vida dos filhotes. Alimentando as cadelas com alimentação natural, percebi que elas produzem leite em quantidades maiores, por mais tempo, portanto estendi o período de amamentação exclusiva até 4 semanas de vida –
exceções nos casos de ninhadas gigantes.
Por volta da 4a. semana de idade dos filhotes, começo a oferecer
carne moída crua misturada com iogurte natural, em uma consistência bem pastosa para que eles não engasguem – afinal é a primeira vez que eles estão ingerindo algo sólido! E vamos lembrar que frenchies são braquicefálicos, qualquer engasgo nesta idade pode ser perigoso (inclusive com ração).
Quantidades? Coloco o suficiente para sobrar! Depois a mamãe vai lá e acaba o “serviço”.
Durante 3 dias ofereço a mesma carne moidinha com iogurte, 1X ao dia. Não havendo reações (vômitos ou diarreias) – na verdade nunca houve – passo a oferecer 2X por dia por mais 3 dias.
Agora mudo a qualidade da carne!
Pode ser frango, peixe ou outra carne que você escolher. Geralmente, opto por frango e faço o mesmo processo. Ofereço moída/triturada misturada com iogurte natural, até formar uma consistência pastosa, em umas das duas refeições diárias – mantenho a carne moída na outra refeição. Faço isso por mais 3 dias até me certificar que não há reações desagradáveis com o frango. (nunca houve por aqui!)
Mais um horário de alimentação pode ser acrescido neste ínterim e um pouco de azeite pode ser acrescentado à mistura para fornecer energia ao alimento.
Quantidades? Sempre o suficiente para sobrar! A mamãe dá conta do que os filhotes não comerem.
Hora de mudar a qualidade da carne novamente!
Em geral, utilizo peixe – opto pela sardinha e eles amam! A essa altura eles já estão experts na arte de devorar carne crua e a consistência da alimentação nem precisa ser tão pastosa mais.
O segredo do desmame com AN é oferecer um alimento de cada vez e observar se não vão ocorrer reações.
Por último, ofereço os meaty bones!
Devo confessar que essa é a fase em que tudo começa a complicar…
Até que os filhotes possuam competência física (dentes) para mastigar os meaty bones, todos os ossinhos carnudos devem ser liquidificados e já queimei vários liquidificadores neste processo – mas a saúde dos filhotes valeu a pena. Depois de um tempinho, a gente aprende que só dá pra liquidificar os pescoços e dorsos de frango e mesmo assim, eles devem ser muito bem picados antes de serem levados ao liquidificador. O pescoço de frango tem a incrível habilidade de enrolar seus ligamentos na hélice do liquí e é um Deus-no-acuda resolver este problema. Portanto, pique-o!
Bata com água, óleo e/ou iogurte natural.
Quantidades? Sempre o suficiente para sobrar! A mamãe dá conta do que os filhotes não comerem – a propósito, as mamães AMAM patê de meaty bones!
Depois que você já tiver introduzido todas as carnes na dieta do seu filhote em desmame, comece a oferecer apenas patês, com tudo junto e misturado nas proporções adequadas.
Ou seja, misture:
– 60% meaty bones (ossos carnudos)
– 25% carnes / peixes / ovos / vísceras
– 15% vegetais
E acrescente os complementos (óleo, levedo de cerveja, iogurte) na hora de servir.
Para ensinar os filhotes a comer meaty bones, ofereço pedaços de dorso de frango como ossos recreacionais. E, claro, a medida que seus dentinhos vão crescendo, ao invés de oferecer somente o “patê” ofereço os meaty bones bem marteladinhos. Quando menos se espera, as boquinhas nervosas já estão dilacerando avidamente os ossos carnudos!
Aos 2 meses de idade, 04 (quatro) refeições diárias são oferecidas, sem limites de quantidade.
Aos 3 meses de idade, 03 (três) refeições diárias são oferecidas, sem limites de quantidades.
Aos 4 meses de idade, 02 (duas) refeições diárias são oferecidas, com limites de quantidades.
Filhotes desmamados e alimentados com AN são mais saudáveis.
Dá trabalho desmamar filhotes com AN? Pra caramba!
Mas os resultados valem a pena.
]]>