Seu buldogue francês já teve infecções na pele? Provavelmente, sim! A frequência de buldoguitos com problemas de pele é muito alta. Tão alta que, pelo menos, 1x por dia, (mesmo não sendo veterinária) recebo variantes de perguntas assim: 

“Meu frenchie está ficando com umas peladas na testa (ou dorso). O que é isso?”

“Meu frenchie está se coçando muito e estou vendo um monte de perebinhas no corpo dele. O que é isso?”

Fonte: http://www.monvt.eu/

O que eu gostaria de dizer a todos é que, para fazer o diagnóstico de uma doença de pele, o exame chamado raspado da lesão ou raspado de pele é essencial. Ninguém – isso mesmo, ninguém – é capaz fechar um diagnóstico apenas com o olhômetro – e eu diria ainda que quem faz o diagnóstico sem o raspado está praticando o chutômetro
Com este exame, o veterinário vai literalmente raspar a pele, no local da lesão, para extrair os micro-organismos que ali residem.
Raspado de lesão de pele
 Fonte: http://bulldogapollo.com.br/
O produto do raspado será analisado no microscópio ótico e, só assim, o diagnóstico poderá ser feito. Observe as imagens abaixo do que pode estar contido no raspado:
A única possibilidade de um veterinário conseguir fazer o diagnóstico de 
doenças de pele sem usar o microscópio é no caso de ele ter super poderes.


Se, no raspado da lesão, forem encontrados fungos, o tratamento é X. Para o tratamento de ácaros, o tratamento é Y. Para o tratamento de bactérias o tratamento é Z. Ou seja, são tratamentos completamente diferentes!
É por isso que muitas pessoas reclamam que o tratamento de pele (ou de ouvido) do seu cão não deu certo – a maioria relata que não foi feito o raspado de lesão para fechar o diagnóstico. Portanto, obviamente, foi feito o tratamento errado para a doença.
Receba os posts por email: Delivered by FeedBurner
siga-nos: 
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This