Créditos da imagem desconhecidos. Por favor, avise-nos se souber.
Desde 2008, falamos sobre o importante papel que a alimentação equilibrada desempenha, para manter nossos cães saudáveis (leia aqui o 2º post deste blog!). Na verdade, nada tem maior influência na saúde dos nossos pets que uma dieta biologicamente apropriada e não há nada mais importante que os tutores possam fazer pela saúde dos seus cães. Por isso, incentivamos tantooooo a alimentação natural (AN) e é claro que estamos falando sobre ela, neste texto!
Como benefícios da AN na rotina dos cães, podemos citar: diminuição da queda de pelos, melhora da qualidade do pelo, diminuição da flatulência, melhora da coprofagia (principalmente com a AN crua com ossos), mais disposição física, melhor disposição para comer, melhora dos quadros alérgicos, diminuição de vômitos e diarreias, diminuição do volume e do cheio das fezes, etc. (leia mais sobre isso clicando aqui)
Embora fale-se tanto sobre os benefícios da alimentação natural na prevenção de doenças e na promoção da saúde dos cães, poucas pessoas sabem que ela pode ser utilizada na gestão de várias patologias. Nesse caso, entram em cena as dietas terapêuticas, prescritas por veterinários nutrólogos ou zootecnistas (clique aqui e veja a listagem desses profissionais no Brasil). 
Essas dietas são prescritas de forma individualizada, levando em conta a condição clínica do cão, bem como sua idade, peso e grau de atividade física. Algumas dessas prescrições são bastante restritivas e, na nossa opinião, devem ser feitas sob rigoroso controle profissional em animais doentes. 
As dietas terapêuticas são muito úteis como estratégia de controle de inúmeras doenças, muitas vezes substituindo o uso de medicações. Vejam alguns exemplos de situações clínicas que podem utilizar o regime alimentar como tática terapêutica:
– alergias e intolerâncias alimentares (clique aqui, leia nosso relato sobre a alergia do Bento e veja como a manejamos);
– cálculos urinários; 
– câncer;
– diabetes;
– dislipidemias;
– doença inflamatória intestinal crônica;
– doenças cardíacas;
– doenças das articulações;
– doenças hepáticas;
– doença renal crônica;
– doenças articulares;
– epilepsia;
– gastrite;
– hipertireoidismo;
– leishmaniose;
– obesidade;
– pancreatite;
– síndrome metabólica;
– no restabelecimento de acidentes, doenças e cirurgias, etc.
Quando Hipócrates disso isso, 400 a.C., ele não estava de brincadeira! 
Dentre as inúmeras modalidades de dietas terapêuticas, têm-nos chamado a atenção os efeitos da dieta cetogênica. Em humanos, ela tem sido utilizada, com muito sucesso, para tratar pacientes diabéticos tipo II, pacientes com síndrome metabólica do mais difícil controle ou, quando é almejada, por algum motivo, uma perda de peso muito acelerada. Algumas publicações recentes sugerem que a dieta cetogênica tem mostrado bons resultados na redução da quantidade e da intensidade dos episódios de epilepsia e no controle do crescimento de tumores. Em cães, a dieta cetogênica também tem mostrado resultados excelentes como estratégia terapêutica para os mesmos problemas! 

Vejam a história da cadela Cali, que foi diagnosticada com um tipo de câncer bastante agressivo, chamado hemangiosarcoma. Quando há envolvimento de órgãos, como no caso da Cali, o prognóstico para esse câncer é de cerca de dois meses de sobrevida. Entretanto, por apenas um curto período de tempo, a dieta cetogênica revolucionou a vida dessa cachorrinha. Vejam o vídeo abaixo: (em inglês)

Seu cãozinho sofre de algum problema de saúde crônico? Converse com o médico-veterinário nutrólogo sobre a possibilidade de ser instituída uma dieta terapêutica, que irá potencializar o efeito do tratamento medicamentoso ou poderá, até, substituí-lo!
_____________________________________________


ATENÇÃO, se você é de São Paulo (capital):

Sabedoria Pet, empresa do ramo alimentício para cães, produz alimentação natural personalizada (crua e cozida), para cães saudáveis, e dietas terapêuticas, sob prescrição médica. A empresa utiliza tipos variados de carnes, frango orgânico e vegetais orgânicos nas porções. Nós indicamos a Sabedoria Pet sem reservas!

Para entrar em contato:


     /SabedoriaPet
     /SabedoriaPet
 / (11) 9.9999-7744 e (11) 9.7118-4511


 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This