Criar frenchies não é para os fracos de coração! As dificuldades da criação são muitas, incluindo aí, as da reprodução.
Embora algumas pessoas não acreditem, a monta natural não é segura para os bulldogs franceses. Já perdi a conta do número de e-mails desesperados que recebi, porque o frenchie macho desmaiou durante a monta ou desenvolveu um episódio de hipertermia. Mas, porque isso acontece?
Quem já teve a oportunidade de ver a monta natural entre cães, sabe que não se trata de um ato romântico entre os cães.  Muitas vezes, a fêmea resiste, morde o macho, recebe mordidas e essa luta dura até que consiga ser dominada. A monta natural é uma atividade física que exige muito esforço físico e, obviamente, respiratório.

Esforço respiratório para um cão braquicefálico = risco de hipertermia. Além das questões respiratórias, a anatomia “quadradinha” dos frenchies não favorece a monta natural. O corpo pesado, troncudo e curto, além  da angulação reduzida na articulação das patas posteriores dificultam ainda mais o encaixe na fêmea e favorecem lesões na articulação no joelho. Até há criadores que arriscam a monta natural, mas, não é a minha escolha. A inseminação artificial  é super tranquila, não envolve stress, nem da parte do macho, nem da parte da fêmea. Lembre-se que cães tem instintos sexuais, o que é bem diferente de desejos sexuais.  Para quem não é criador de cães, sugiro a leitura do texto Meu cão nunca cruzou. Devo me preocupar?

A anatomia do bulldog francês não favorece a monta natural
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This