Olá Camilli,
Já faz um bom tempo que noto o focinho da minha frenchie bem ressecado na parte superior. Na parte frontal (em volta das cavidades) ele é hidratado, porém no topo ele chega a ficar “espetado” e as vezes ferido.
O vet recomendou passar óleo de amêndoa, o que dá um efeito positivo. Mas depois que cesso o tratamento ele resseca novamente. Já se deparou com alguma situação semelhante? Pode ser da anatomia do BF de não alcançar a língua e/ou o fato de “socarem” o focinho para cheirar superfícies?
Beijocas!
Adriana
–//–
Se não incomoda o cão, se ele vive feliz com isso e não lhe causa problemas, a minha recomendação seria deixe quieto!
Entretanto, se as rachaduras estão profundas a ponto de provocar sangramento é importante proteger a pele. Melhor que o óleo de amêndoas é um óleo chamado Dersani, que possui efeito cicatrizante. Ele pode e deve ser utilizado quando o focinho está profundamente rachado. Se as rachaduras forem superficiais e ainda assim forem um problema estético para você, há a possibilidade de esfoliar o focinho com uma gaze úmida e hidratar a sua pele com pomada de bumbum de bebê (Hipoglós ou Dermodex). Mas, isso deverá ser constantemente feito, uma vez que é a poluição, ar seco, etc., que ressecam a pele do narizico do seu frenchie. Abraços, Camilli