Olá Camilli,
tenho muita vontade de oferecer alimentação natural (crua) para o Pépe. Mas, já ouvi falar que cachorro que come o sangue da carne crua fica muito agressivo.
Qual a sua opinião? Poderia me ajudar?
Obrigada,
Luiza
–//–
Olá Luiza,
antes de tudo vamos esclarecer várias coisas! O sangue circula pelo corpo somente dentro das veias e das artérias. Quando ocorre o abate de um animal (bovino, suíno, etc.), parte do sangue é drenada para fora de seu corpo e outra parte permanece inteiramente coagulada dentro de seu sistema circulatório.
O sangue tem a cor vermelha devido a presença uma molécula transportadora de oxigênio chamada hemoglobina. A carne que nós comemos e que oferecemos aos nossos cães (crua ou cozida) é o músculo do animal abatido. Músculos são vermelhos porque as células musculares contém em seu interior uma molécula chamada mioglobina. Quanto maior a atividade daquele músculo, maior concentração de mioglobina ele terá.
Portanto, o líquido que sai da carne não é sangue! É água com mioglobina.
Aqui em casa, o prato predileto do meu filho do meio é frango ao molho pardo. Quem conhece a iguaria, sabe que o “molho pardo” contém justamente o sangue drenado do frango no momento do abate. Não discuto o