Cerca de 10 dias atrás, ele apareceu com queda de pêlo em um pedaço pequeno da patinha e abaixo do olho esquerdo. Antes de colher o material para ver o que era, a veterinária já havia passado uma pomada e uma vitamina e, depois do diagnóstico, ela passou um tratamento mais “agressivo”. Ainda não passamos nada.  Fico preocupada de passar tantos remédios no filhotinho e com medo desta sarna se alastrar se não tratarmos logo.
Gostaria de saber se você tem algum veterinário no Rio de Janeiro para indicar, de sua confiança. Atenciosamente, Alessandra –//–
Olá Alessandra, a todos que lêem esta postagem, perdoem-me o desabafo, mas fico com vontade de jogar na fogueira TODOS os veterinários que afirmam que a sarna demodécica no filhote É uma doença hereditária. A sarna demodécica é causada pela proliferação de um ácaro oportunista, chamado demodex canis. Nos filhotes, como a imunidade é flutuante, o demodex pode proliferar na pele e provocar alterações cutâneas, sem necessariamente estar ligado a uma deficiência imunológica genética. Até mesmo na idade adulta isso pode acontecer, na ocasião em que o cão está com alguma doença crônica (diabete, leishmaniose, desnutrição, hipotireoidismo, neoplasias, grave infestação por vermes, etc.), que debilita o organismo. Ocorre proliferação do demodex canis por várias razões, não somente a genética. Uma analogia interessante, é a manifestação de candidíase (sapinho) nas criancinhas. O “sapinho” ocorre porque a imunidade das crianças é flutuante, desaparecendo na idade adulta. Com o demodex, o mesmo se observa, com frequência significativa em buldogues franceses. Com relação ao tratamento, o quanto antes iniciar melhor. Evitará a proliferação maior do ácaro. Não conheço veterinários dermatologistas no Rio de Janeiro. Sugiro-lhe procurar pelo professor de dermatologia de pequenos animais da UFRJ, do curso de medicina veterinária.
Leia mais sobre a sarna demodécia aqui.]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This