Todas as pessoas que conheço que mudaram a dieta de seus cães da industrializada (ração) para a caseira balanceada (vide: www.cachorroverde.com.br) não pensam nem em seus sonhos mais selvagens em mudar – ou se mudam, é por algum motivo de força suprema, sempre com muito pesar. Entretanto, aqueles que continuam alimentando seus pets com ração não conseguem entender a loucura do aparente trabalho absurdo de sair de casa para fazer feira para o cachorro, congelar tudo, montar um cardápio,  pesar, picar e servir – com a ração é tão mais fácil! Basta comprar o pacote no pet-shop, abrir e voilá.
A argumentação entre um proprietário natureba e um proprietário mais acomodado é quase sempre uma conversa entre terráqueos e netunianos! O que muitas pessoas não entendem é que os reforços positivos oferecidos pela dieta caseira balanceada são tão intensos, que a utilização da ração passa a ser aversiva, principalmente depois que algumas questões que considerávamos “crônicas” em nossos cães começam a desaparecer. Depois de quase 03 (três) anos sendo testemunha dos benefícios de uma dieta saudável no mundo buldoguístico, resolvi experimentar os efeitos de uma dieta saudável, biologicamente apropriada para humanos, em mim!
Será que eu também sentiria os efeitos dela?

A minha proposta não era nada sacrificante. Apenas disciplinei-me a acrescentar alguns alimentos à minha rotina e diminuir outros:
  1. Comer 4 frutas diferentes todos os dias (uma delas é maçã).
  2. Comer legumes e verduras, no almoço e no jantar.
  3. Comer mais peixe e menos carne vermelha.
  4. Consumir azeite extra virgem diariamente.
  5. Consumir linhaça dourada diariamente.
  6. Moderar nos açúcares e doces.
  7. Moderar no sal e nos alimentos ricos em sódio (refrigerantes dietéticos incluidos aqui)
  8. Consumir 3 porções diárias de leite ou derivados.
  9. Substituir o pão comum pelo integral, o arroz comum pelo integral, etc.
  10. Beber no mínimo 2 litros de água por dia
Com este novo planejamento não sobrou muito espaço no estômago para trash-food!
Depois de 01 (um) mês de alimentação mais saudável, posso contar que:
  • Há tempos não me sentia tão disposta! Até o meu quase incapacitante sono de depois do almoço, que só era resolvido com muito café, sumiu!
  • Minha inseparável agenda (extensão da minha memória) está sendo menos usada;
  • Minha pele está um “pêssego”;
  • De brinde, emagreci 2 kg!
Isso é reforço positivo suficiente para superar tranquilamente a separação da coca-cola light! Mas, é verdade: se eu não tivesse me proposto a tentar, não teria experimentado esse reforço positivo tão bacana!
Depois desta minha experiência de 01 (um) mês, que agora é um estilo de vida, consigo entender mais profundamente os benefícios de uma dieta saudável para todos, humanos e cães.
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This