Quer saber se seu buldoguinho tem?
Pois então faça o teste. Inspecione as orelhas do seu frenchie: 1. Apresenta(m) muito cerume?
2. Seu frenchie coça a região das orelhas? Não raro, cães costumam fazer machucados na pele de tanto tentar coçar os ouvidos;
3. Seu frenchie balança a cabeça, como se quisesse “tirar água dos ouvidos”?
4. A mucosa interna da orelha de seu cão está grossa e rugosa? Se você respondeu SIM às perguntas 1 e 2, é bem provável que seu cão esteja com otite.
Se você respondeu SIM às perguntas 1, 2, 3 e 4  é certo que ele está.

* * * * * * * * * * *

Frenchies têm predisposição a problemas de pele.
É importante lembrar que a membrana que recobre os ouvidos é uma continuação da pele do corpo. Portanto, voilá, frenchies tem predisposição a otites! As otites podem ser provocadas por:
– fungos
– bactérias
– ácaros (sarna otodécica) Segundo o nosso vet clínico, Dr. Júlio Amaral, é impossível diagnosticar por exame clínico, qual é o agente etiológico de determinada otite, por isso se faz necessária a realização do exame de citologia de secreção de ouvido, para diagnosticar se a doença está sendo provocada por fungos, bactérias ou ácaros, uma vez que o tratamento é TOTALMENTE DIFERENTE para cada um. Aqui em casa, das 100000000000 de otites que a Bela teve, apenas 1 foi bacteriana, todas as outras foram provocadas por malassezia ssp. (fungo).
Aliás, de modo geral, otites fúngicas em cães são provocadas por malassezia ssp., fungo existente na microbiota do ouvido, que prolifera-se anormalmente em situações de alergia, stress,  baixa de imunidade, etc.
No caso da Bela, depois que iniciamos a alimentação natural, os quadros de otite recorrente acabaram por completo. Concluímos que o quadro dela era alergia a rações industrializadas que a predispunham a otite. Outro quadro de otite bacteriana que tivemos foi com o Akin. Nunca tivemos quadro de otite provocada por ácaros. Em todos os outros quadros de otite, dos outros cães, a causa foi mallassezia ssp. (fungo). Mas, como saberíamos que medicamento usar se não tivéssemos feito a citologia de ouvido? É IMPORTANTÍSSIMO FAZER ESTE EXAME. Existem medicamentos disponíveis no mercado que são anti-fúngicos + bactericidas, mas associam corticóide em sua fórmula, que não é bom para filhotes. Caso seja apenas uma otite por fungos, para que utilizar tanta coisa?
O medicamento disponível no mercado que é anti-fúngico, bactericida e acaricida é medíocre. O antibiótico utilizado nele é o mesmo do Nebacetin… Portanto, vamos procurar fazer o diagnóstico e tratar corretamente! PS: Uma vez a Vivianne Melo me pediu que fizesse um vídeo e colocasse no you tube… “eu limpando as orelhas dos meus cães”… acho que vou fazer! Limpar frequentemente e CORRETAMENTE e a melhor maneira de prevenir otites em frenchies! PPS: Não utilizo o algodão comum, hidrofílico (que tem afinidade por água), quando vou dar banho em meus cães. Este algodão ABSORVE água. O ideal é utilizar o algodão ortopédico, porque ele é hidrofóbico (repele água). O algodão ortopédico é o algodão “não refinado”.
Mas, assumo que não acredito que água seja *O* problema de otite externa em frenchies. Eles tem o pavilhão auditivo aberto, diferentemente de cocker spaniel. Meus cães adoram chuva, adoram a piscininha de plástico deles, nadam na tigela de água e os quadros de otite recorrente acabaram desde que eliminamos a ração industrializada da dieta deles…
Não me parece ser coincidência. :)]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This