Lesão medular é um dos problemas mais graves a que os buldogues franceses estão sujeitos.

A forma peculiar – pernas, tronco e focinho curtos – produziu  pressões anormais no desenvolvimento e equilíbrio do sistema músculo-esquelético desses cães, provavelmente, gerando as alterações vertebrais como um indesejado “efeito colateral”.



O crescimento parcial de uma vértebra, que permanece em forma de cunha ou borboleta, podendo ocorrer numerosamente, é uma alteração frequente em frenchies. Essas vértebras anômalas são chamadas de hemivértebras.
Impactos significativos e pequenos impactos, que se somam ao longo do tempo e produzem um grande efeito, podem comprimir a medula espinhal (prolongamento cerebral que passa por cada vértebra), produzindo a paralisação dos membros do cão, de maneira temporária ou definitiva.
A paralisia é produzida pelo inchaço da medula entre os discos vertebrais e, o que o veterinário irá fazer imediatamente, determinará o sucesso da recuperação do cão.
Sabendo que a raça é predisposta a traumatismos medulares, devem-se tomar várias medidas para evitar problemas futuros. Exemplos:
  • não ande com o cão solto dentro do carro, pois movimentos bruscos podem provocar solavancos indesejados no corpo. Utilizar a caixa de transporte é o meio mais seguro de transportar um cão dentro de um veículo;
  • não dê trancos na guia;
  • corrija, desde cedo, o hábito que seu cão tem de ficar pulando sobre as patas traseiras;
  • não permita que seu frenchie pule dos móveis (sofá, cama, etc.).

Com relação às recomendações, gostaria de enfatizar a importância de não permitir que seu cão pule dos móveis. Pular da cama ou do sofá costuma fazer parte da rotina dos cães e a maioria dos donos de buldogues não nota que esse comportamento diário, habitual, frequente e que se repete por anos pode provocar microlesões progressivas que resultam em lesões vertebrais muito sérias.
Nós entendemos que é uma delícia ficar aconchegado com um buldoguito no sofá ou enroscado com ele na cama! Por isso, recomendamos fortemente que você habitue seu frenchie a usar uma escada ou uma rampa de acesso. Mesmo cães mais velhos conseguem ser treinados a usá-las.

Entretanto, é preciso ter critério ao escolher a rampa ou a escada de acesso. A maioria delas é confeccionada com espuma e o cão, ao pisar perto da borda, costuma torcer a patinha e cair. 
Tive a oportunidade de conhecer o Pet Escadas – fabricante de rampas, escadas e outros acessórios do mundo pet.
A qualidade dos produtos deles é inigualável!!! São confeccionados com material de qualidade, que resiste ao peso do cão, é leve e lavável. Além disso, o atendimento deles é diferenciado: eles vendem aquilo que nosso cão necessita de acordo com sua idade, porte, raça, doenças pré-existentes, altura dos nossos móveis, etc. e não nos empurram “qualquer coisa que tem no estoque”.
O Pet Escadas também está no Facebook.
Treinar um cão a usar a rampa ou escada de acesso é simples. Se ele for guloso, fica mais tranquilo ainda! Veja este vídeo:
Proteger a coluna do seu frenchie com cuidados diários causa menos transtornos emocionais e financeiros que tratar uma lesão medular.
Receba nossos posts por e-mail: Delivered by FeedBurner
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This