Não estou falando dos tipo de mordidas… aliás, mordida só tem um tipo, né? Ruim. Mordedura é o padrão de encaixe dos dentes inferiores aos superiores na arcada dentária. O nome mais adequado é oclusão, mas, não sei porque, a cinofilia prefere seguir e criar seus próprios termos, à ser orientada pela nomenclatura oficial utilizada na odontologia. (Para quem ainda não sabe, sou dentista!)
Oclusão ou mordedura prognata inferior

Fonte: Wikipedia

Os dentes anteriores-inferiores trespassam os dentes anteriores-superiores.
O bulldog francês é um cão prognata inferior.
A palavra prognata é oriunda do grego pro, ‘movimento para a frente’, e gnathós, ‘mandíbula’, portanto, dizer utilizar o termo “prognatismo inferior” é a mesma coisa que dizer que esse pleonasmo é redundade!
Oclusão ou mordedura prognata superior
Fonte: Webanimal

Antes que eu escreva qualquer coisa, preciso protestar! Prezados cinófilos que inventaram o termo “prognata superior”, este termo está incorretíssimo. Sou dentista… estou trêmula e suando, só de escrevê-lo. O mais adequado seria utilizar a palavra retrognata. Neste caso, os dentes anteriores-superiores trespassam os dentes superiorres inferiores.
Labradores são cães retrognatas. (me recuso a escrever a palavra errada novamente!)
Oclusão ou mordedura em tesoura
Fonte: Webanimal

Que fofo! É a oclusão ideal dos humanos. Mas, o nome “mordedura em tesoura” é invenção cinófila. Os incisivos superiores tocam, com a face interna, a face externa de, no máximo 1/3 dos incisivos inferiores.
Dobermanns possuem mordedura em tesoura.

Oclusão ou mordedura em tesoura invertida
Fonte: Webanimal

Não deixa de ser uma mordida prognata aos meu olhar odontológico! Só que bem justinha, com os dentes anteriores-inferiores tocando a face externa dos dentes anteriores-superiores. Mais uma definição maluca da cinofilia, rs. Lhasas apsos devem ter mordedura em tesoura invertida.

 Oclusão ou mordedura em torquês

Fonte: Webanimal

Na odontologia, este tipo de oclusão é conhecido como “topo-a-topo”.
Neste tipo de mordedura, a linha oclusal dos dentes inferiores e superiores se tocam. O cão da montanha do atlas deve apresentar mordedura em torquês.
Basicamente, a mordida, é  a ferramenta de trabalho e de defesa dos cães; cada dente tem sua função: os caninos ou presas cravam-se na carne para dilacerá-la com os movimentos rápidos e violentos da cabeça e do pescoço; os pré-molares menores trabalham delicadamente para transportar os filhotes e outras coisas; os maiores são mastigadores; os P3 (pré-molares superiores), em combinação com os M1 (molares inferiores), funcionam como alicate de corte para as partes mais duras e o restante dos molares são mastigadores poderosos; os incisivos se encarregam dos cortes mais delicados, como também da catação de parasitos. (Bruno Tausz)
Só uma notinha: com tanto cão comendo ração, patê e usando repelentes contra ectoparasitas de maneira indiscriminada, a banguelice nem soaria tão problemática!
Mas, lembre-se, dentes estão integrados a todo um sistema…
😉
E, aí? Como é a oclusão, ops… mordedura, do seu cãozinho? Ele é  um frenchie, é de outra raça ou é multirraças?
Valeu, Carina, pela idéia do post! .
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This