braquicefálicos – shih tzu, lhasa apso, boxer, buldogue inglês, pequinês, pug, boston terrier, etc. A síndrome braquicefálica também é conhecida como síndrome de obstrução das vias aéreas dos braquicefálicos e consiste de alterações anatômicas das vias aéreas superiores.  A literatura descreve essa síndrome incluindo o estreitamento dos orifícios nasais, prolongamento do palato mole e hipoplasia traqueal, embora esta última seja mais incomum em frenchies.
O estreitamento das narinas e o prolongamento de palato mole são considerados alterações primárias nos cães braquicefálicos, e como tal podem ser diagnosticadas em animais jovens. Como conseqüências à obstrução das vias respiratórias, problemas secundários são frequentes: pneumonia por aspiração, alterações cardiovasculares, traduzidas por sinais clínicos sistêmicos, como síncope, mucosas cianóticas, dispnéia e intolerância ao exercício. Esses animais, em sua maioria, não conseguem regular sua temperatura corporal podendo apresentar hipertermia e a situação fica ainda mais grave quando o cão vive em uma região quente.  O diagnóstico e tratamento (cirúrgico) precoce da síndrome braquicefálica  melhoram a qualidade de vida do animal, além de diminuir a ocorrência de alterações secundárias à síndrome.

Buldogue inglês com narinas estenóticas


Buldogue inglês com as (ex) narinas estenóticas operadas
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This