Bióloga e Especialista em Entomologia Médica (Insetos Patogênicos de Interesse Médico e Veterinário) de divulgar o que sei.
Aqui em Rondonópolis-MT a presença do vetor da Leishmaniose (mosquito palha) é constante já há bastante tempo. Por motivos obscuros, as autoridades de Saúde Pública, além de não combaterem adequadamente o inseto, durante muito tempo se calaram, omitindo para a população o conhecimento de tão terrível doença, tanto para nossos animaizinhos quanto para os humanos. Atualmente o que mais fazem como ‘controle’ é a eutanásia, sacrificando inocentes animais, que não tem culpa pela doença e são apenas vitimas, como nós!
Quanto aos repelentes que muitos chamam de inseticida, não cometam o mesmo erro, cometido e repetido incansavelmente pelos coordenadores de saúde, que insistem no uso de PIRETRODES (Alfacipermetrina, Deltametrina, enfim apenas e unicamente este produto). Para mosquitos não funciona! Não elimina, apenas repele! E é o ÚNICO PRODUTO a venda no mercado. Apenas trocam o nome e a embalagem, se TODOS não questionarem o “porquê” disto, quem se beneficia?
Enquanto isto ocorre, cães e pessoas são infectados, se o médico acertar o tratamento a pessoa não morre, mas é terrível, tipo quimioterapia…
Este produto é altamente tóxico, PODE MATAR!
Estou convocando a todos para cobrar o uso de produto adequado que é fornecido pelo Ministério da Saúde. Quem está se beneficiando???
Outro questionamento: O cão está protegido, temporariamente… E você e nós? Deveremos usar a Scalibor? Ou matamos o mosquito ou teremos muito a lamentar…
Um grande abraço, minha querida, e vamos lutar pelo que é certo!!!!!
Bjs,
Bia