O nome das cores é sempre uma confusão, mesmo entre os criadores, pois não existe uma nomenclatura oficial. Os países membros do American Kennel Clube (AKC) são Canadá e EUA.
Neste post, vou fazer a nomenclatura segundo o padrão AKC da raça buldogue francês. Vamos ver o que ele tem a dizer!

“Cores aceitas – totalmente tigrado, fulvo, branco, tigrado e branco e qualquer outra cor, exceto aquelas desqualificantes. Todas as cores são aceitáveis, exceto o preto sólido, cinza rato, fígado (marrom), preto e castanho (black and tan, como dos dobermans), preto e branco, branco com negros, pois são desqualificações. Preto é preto, sem qualquer traço de tigrado!”

Por isso, quando algum leigo se refere a um “buldogue francês preto”, o criador exclama histericamente “TIGRADO! Ele não é preto, ele é TIGRADO!”
As definições de cores são sempre motivos de longos debates, mesmo porque, há várias nuances para uma mesma cor. Vale lembrar que as cores são subjetivas, sendo que cada criador tem sua própria opinião quanto ao que define. O mais importante de tudo é que buldogues franceses NUNCA devem ser acasalados levando em conta apenas o quesito cor. Há outros aspectos muito mais importantes a serem avaliados para garantir a manutenção da tipicidade da raça. Aqueles que procuram “criar cores”, ao invés de “criar cães”, deveriam apenas plantar coloridas flores!
1 – Tigrado: o pelo negro predomina sobre o fulvo 2 – Tigrado reverso: o pelo dourado predomina sobre o negro 3 – Fulvo com máscara negra 4 – Fulvo avermelhado com máscara negra 5 – Branco com tigrado 6 – Branco com fulvo, branco com fulvo avermelhado 7 – Branco “pintado”. O cão tem óbvias marcações escuras na pele, que são chamadas de tickings. Apenas o padrão da raça descrito pelo Kennel Clube da Grã Bretanha especifica o ticking como uma desqualificação, embora ele seja muito penalizado nos dogshows em todo mundo. No Brasil, nunca vi um cão ser penalizado por ticking. Os juizes cinófilos brasileiros deveriam ficar mais atentos a isso! Tem muito frenchie-dálmata por aí… 8 – Creme: esta cor é admitida somente para frenchies AKC. Por isso, não existem frenchies europeus da cor creme!

Cores consideradas desqualificações: 9 – Azul e branco 10 – Black and Tan (a cor dos dobermans) 11 – Branco e azul 12 – Cinza rato 13 – Fígado (marrom)]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This