Cherry eye também é chamado de “prolapso da glândula da 3ª pálpebra” ou “olhinhos de cereja”. É uma anormalidade que pode acontecer em qualquer cão, de raça ou não, e, sem dúvida alguma, é o problema oftalmológico que mais acomete os buldogues franceses.

O “cherry eye” ocorre por flacidez dos ligamentos que sustentam a glândula da 3ª pálpebra, principalmente, em filhotes. Vale lembrar que, em animais em crescimento, todos os ligamentos encontram-se mais flácidos, comparativamente, ao que estarão na vida adulta. Isso é primordial para que o crescimento ocorra.
Agentes irritantes como poeira e produtos de limpeza, uma inocente “coçadinha” no olho, um esforço físico maior ou uma brincadeira mais abrutalhada podem precipitar a saída da glândula.

REPOSICIONANDO – medida essencial!
Caso a glândula prolapse, “devolva-a” a seu lugar imediatamente: com seu dedo polegar eleve a pálpebra inferior envolvendo a glândula. Faça leve pressão para baixo até sentir o osso onde fica a órbita ocular. Mantenha assim por alguns segundos. Ao remover o dedo você observará que a bolinha desapareceu.
Se a glândula ficar muito tempo exposta ao ar, ela resseca e inflama (incha, fica vermelha).
Reposicione sempre que notar a saída da glândula, ainda pequena, antes que ela “inche” e fique irritada, não cabendo mais no seu espaço normal.
Caso a glândula esteja inflamada, talvez seja necessário o uso de um colírio anti-inflamatório, que o vet prescrever + o uso do colar elizabetano por alguns dias. O colar impede que o cão consiga coçar os olhinhos.
Uma vez edemaciada e irritada torna-se impossível mantê-la em seu leito, podendo ser necessária cirurgia.
Caso necessite de tratamento cirúrgico, procure um veterinário especialista em oftalmologia.
A indicação de nossos médicos veterinários para cães adultos é o sepultamento da glândula, ou seja, sua recolocação no lugar original. 
Para cães em crescimento e bebês, o tipo de cirurgia a ser escolhida é controverso. Há quem indique a exérese (remoção) completa da glândula, pois o risco de recidiva é muito alto, já que os tecidos estão em crescimento e a cirurgia pode se perder rapidamente. Por outro lado, a remoção da glândula pode predispor o cão à ceratoconjuntivite seca ou “olho seco”. É importante fazer uma avaliação individual de cada caso, pois anestesia não é vitamina que pode ser tomada todo dia, não é mesmo? 
Cherry eye é relativamente freqüente. Todo cinófilo deveria conhecê-lo. Em se tratando de cinófilos ligados à criação de frenchies afirmo que 100% deles sabem do que se trata.
A tomada precoce de cuidados pode evitar a cronicidade e a cirurgia, constituindo a forma mais fácil de contornar o problema.
Na minha experiência pessoal, até hoje, tive apenas 01 (um) caso de cherry eye em ambos os olhos. A maioria é unilateral.
O pronto atendimento do cão, que deverá ser feito pelo próprio dono, poderá determinar a evolução dessa lesão. Se agir a tempo e da maneira correta há maiores chances de que tudo não passe de um simples susto.
A simples adoção do procedimento acima descrito poderá livrar seu cão de uma cirurgia.
>> Texto adaptado de Cuidando da Saúde – Os Olhos, por Sirley Velho
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This