Todos nós sabemos que frenchies têm dificuldades respiratórias naturais, em decorrência de sua condição anatômica. Porém, quando essas dificuldades são LEVEL HARD, a cirurgia de desobstrução das vias respiratórias é indispensável.
Existência de palato mole alongado, em cães braquicefálicos, é indicação absoluta de correção cirúrgica, na nossa opinião.
Portanto, se o seu cão hiperaquece facilmente, nas caminhadas e/ou quando brinca com outros cães, mesmo quando não está calor demais, considere a possibilidade de submetê-lo à cirurgia corretiva.
Leia abaixo o relato de nossa leitora portuguesa, Karla Menezes, sobre o assunto:
O Latrell sempre foi um cão saudável, mas em algumas situações respirava muito mal, fazia um barulho bem alto para respirar e, quando fez mais ou menos 10 meses, começou a vomitar. 

Às vezes saíamos a noite (21hrs), quando os dias eram mais quentes: ele andava poucos metros e já começava a ficar ofegante, fazia barulhos para respirar e parecia que, a qualquer momento, teria um colapso. 

Com a chegada da “irmã” Tiffany a situação agravada, porque ela chamava por ele para brincar e ele (coitado!) não conseguia acompanhá-la – logo estava cansado e víamos em seus olhos o sofrimento. 

Quando íamos a um parque ele corria com os outros cães, queria brincar, mas no meio do caminho parava: perdia o fôlego e, a seguir, a exaustão provocava vômitos (às vezes, vomitava 10x seguidas, uma espuma gosmenta). Como estava exausto bebia muita água e voltava a vomitar e vomitar outras vezes, fazendo barulhos altos para respirar.

Enfim, conversamos com vets, pesquisamos sobre o assunto e o diagnóstico era que tinha o palato mole alongado. [quando é feita a correção do palato mole alongado, é comum corrigirem as narinas atrésicas também)

Uma vet, em conversa comigo, perguntou: 

– Karla já se imaginou o ano inteiro com o nariz muito entupido e respirando muito mal pela boca? É assim que ele se sente e cada ano que passa ele só vai piorando e, por respirar mal, o oxigênio não chega em todas as células e elas vão morrendo aos poucos… e as consequências podem ser além da diminuição do tempo de vida, ele pode se tornar um cão meio “retardado”.


Pois bem! Juntamos dinheiro e pesquisamos os melhores métodos, que fossem menos traumáticos. Descobrimos a cirurgia a laser.

Latrell foi operado dia 26/01/2017. Deixei-o às 9 no hospital para fazer os exames pré-operatórios e, caso estivesse tudo bem, faria a cirurgia. Passaram-se 2 horas, recebo a ligação de que a cirurgia havia sido um sucesso e, quando fui buscá-lo, estava exatamente como eu deixei: ativo e muito brincalhão, com a única diferença de não fazer barulho ao respirar. Dois dias após a cirurgia fez um passeio que ele não teria aguentado anteriormente! Ele nem queria voltar para casa!!!

No próximo dia 3, ele fará 3 anos de idade. Esse foi o melhor presente de aniversário que poderiamos lhe dar!

Esperamos de coração ajudar algum gordinho  que passe pelo mesmo problema, qualquer duvida ou algo mais que queiram saber estamos a disposição.

Em anexos fotos do antes e do depois. O nariz não está dos melhores porque a cirurgia ainda é muito recente (2 dias, apenas). 

Caso tenham interesse em acompanhar a evolução do Latrell, ele tem uma página onde partilha as suas aventuras com a sua irma Tiffany: Latrell Spencer & Tiffany – The Frenchies


Correção de palato mole alongado e de narinas atrésicas do buldogue francês Latrell


Receba nossos posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This