Atualmente, a única vacina fornecida pelo Estado é a que previne contra raiva. Entretanto, os donos de animais domésticos e os profissionais envolvidos nessa área sabem que essa doença não representa uma importância relevante em termos de epidemiologia, em relação à outras doenças. A partir disso, é possível perceber um impasse: enquanto o Estado realiza campanhas de vacinação gratuita contra doenças que apresentam pequeno risco de contaminação no contexto urbano, a Leishmaniose vem avançando e permanece matando nossos animais de forma assustadora. Nas clínicas veterinárias, o número de animais sacrificados em função da doença aumenta diariamente, e a prefeitura se orgulha de realizar eutanásia em cães supostamente soropositivo, sem ao menos confirmar o diagnóstico – sabe-se que 50% dos animais sacrificados não estão doentes.
Vários são os motivos pelos quais os animais não são vacinados contra Leishmaniose, dentre eles, pode-se citar:
– Desconhecimento da existência da vacina,
– Desconhecimento da qualidade da vacina (hoje se sabe que o mosquito que pica um animal vacinado não consegue transmitir a doença a outro),
– Preço muito elevado da vacina em função da pequena produção,
– Desconhecimento da gravidade da doença (zoonose),
– Dificuldade de divulgação. Em função dessa situação, temos de mobilizar as pessoas que amam os animais, com o objetivo de desenvolver ações capazes de mobilizar o Estado a colocar a vacina contra a Leishmaniose visceral à disposição de toda a população. Por isso, sugere-se a realização de debates, palestras, passeatas, abaixo assinados, divulgação na mídia, dentre outras atitudes para a eficácia da medida. GOSTARIA DE CONVIDAR A TODOS A PARTICIPAR DESTA CAMPANHA, SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS.
SE VOCÊ GOSTA DE ANIMAIS,FAVOR REPASSAR ESTA MENSAGEM. Atenciosamente, Geraldo Sávio Ribeiro – Médico Veterinário]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This