Todo mundo pronto para o banho!
Fonte: GettyImages
Parece um tema à toa, né?  Mas, acreditem, não é!
Muitas pessoas vivem cometendo pecados capitais quando vão banhar os seus orelhudos.
O maior deles é o banho em pet shop. Pelo amor de Deus, banho no pet shop, não!
Frenchies são cães de pelo curto, não precisam de chapinha, nem demandam horas a fio no secador. Portanto, para que submetê-los ao risco de levá-los a uma “banheira pública”? Aliás, você tomaria banho em um lugar (não desinfetado no intervalo entre os banhos) onde muitos se banham – inclusive para tratamento de doenças de pele que são contagiosas?
(Leia mais sobre este assunto na postagem Banho em pet-shop? Nãoooooo!)
Um outro erro comum é o excesso de banhos.
Frenchies são cães cheirosinhos por natureza, eles não possuem “cheiro de cachorro”, são mesmo os caninos-mais-adoráveis-do-universo!
Lavá-los semanalmente é muitoooo, pois remove a oleosidade natural da pele e a predispõem a infecções. Para limpar o pelo, escove-o! Banhe-o, no máximo, mensalmente.
Mas, chegada a hora do banho, há muitos cuidados importantes:
1. Limpe os ouvidos antes do banho com solução ceruminolítica e, se preferir, tampe-o com algodão rústico (algodão ortopédico). Usar o algodão branco (hidrofílico) não adianta, ele absorve água e enche os ouvidos de umidade.
2. Nunca, jamais, em tempo algum, use sabão de côco para lavar seu frenchie. Este sabão é muito alcalino e remove não só a sujeira, mas também todaaaaaaaaa a finíssima camada lipídica protetora natural da pele. É praticamente um homicídio epitelial!
3. Já utilizei muitos shampoos e condicionadores para fins veterinários, mas o único que NÃO ressecou o pelo dos meus cães foi o sabonete Dove. Isso mesmo, o sabonete Dove de humanos! É o que eu uso e recomendo. Quem me deu essa dica foi uma veterinária de SP, proprietária de um bulldog inglês dermatopata. Uso há anos e nunca tive problemas com alergias e/ou descamações, nem em adultos, nem em filhotes.
4. Costumo utilizar água morna (na temperatura de dar banho em bebês humanos). Mas, em dias muito quentes, os cães adultos tomam banho frio de mangueira e gostam muito. O tanque de lavar roupas faz a mesma função.
5. Seco bastante na toalha, para não precisar usar o secador/soprador.
Receba os posts por email: Delivered by FeedBurner
siga-nos: 
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This