Que shampoo você usa em seu cão?


Antes de eu começar a explicar este post, preciso contar a história dele…
No fim do ano passado, meu cabelo foi parcialmente destruído pelo descolorante de um cabeleireiro desatento. Por causa disso, eu já estava sem esperanças, a ponto de fazer um corte estilo Joãozinho, quando me perguntaram: por que você não experimenta a técnica low poo ou a no poo?
Obviamente, eu não tinha ideia do que se tratava… mas, resolvi pesquisar.
A técnica se baseia em parar de usar shampoos que tenham sulfatos e parar de usar condicionadores que contenham silicones insolúveis e/ou óleos minerais. Para verificar isso, basta ler a bula do shampoo e do condicionador.
Substâncias proibidas nas técnicas Lo Poo e No Poo:
Nos shampoos: 

Nos condicionadores:
A pessoa que idealizou a técnica (que eu não sei quem é e nem sei se possui algum embasamento científico) diz que os óleos minerais e silicones insolúveis se impregnam nos fios de cabelo de tal forma que apenas sulfatos potentes conseguem removê-los. O problema é que os sulfatos potentes removem muito mais do que deveriam remover, tornando os fios fracos e ressecando o couro cabeludo – que, em resposta a isso, aumenta a sua produção da gordura protetora (óleo). São os sulfatos os responsáveis por aquela sensação de “aspereza” e limpeza quando lavamos os cabelos. Isso me pareceu muito lógico!
Resumo: resolvi experimentar a técnica e meu cabelo transformou-se da água suja do Rio Tietê, em vinho tinto das encostas ensolaradas do Vale do Loire na França – como mágica!
Foi então que lembrei que indiquei o sabonete Dove no post  Hora do Banho em Frenchies. Mas eu não sabia explicar o porquê de ele ser superior aos outros. Lembro-me que o Akin sempre apresentava seborreia seca (uma espécie de caspa) depois de tomar banho e o vet nunca soube me explicar a razão disso – afinal, eu sempre usava shampoos caríssimos e próprios para cães.
Hoje, lendo a bula do Dove, vejo que ele não contém sulfatos fortes, ao contrário da maioria dos sabonetes e shampoos. O shampoo Johnson’s baby, do qual também sou fã para lavar os orelhudos, também não tem! Mas, muitos shampoos “próprios” para cães tem.
Graças ao meu (ex) cabeleireiro desatento, descobri o porquê do sabonete Dove ser superior aos produtos próprios para cães. 
Portanto, sempre que for comprar um shampoo ou sabonete para seu frenchie, leia a bula: se contiver qualquer sulfato forte, não compre! Se for possível, dê preferência àqueles que são constituídos exclusivamente por glicerina e essências.
Você já fez essa experiência? Conte pra nós como ficou o pelo do seu cão!
  
Receba os posts por email: Delivered by FeedBurner
siga-nos: 
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This