– Arrã… – ela assentiu.
– Sabia, que em um dia de muito calor, se eles começarem a respirar muito depressa, eles podem morrer?
– Ué, por que?, ela perguntou assustada.
– Porque o ar entra quente pelo nariz deles, não tem tempo de ser resfriado e aquece todo o organismo. Ele morre hiperaquecido. Ela me olhou com os olhos arregalados, entendendo agora, porque tantos ventiladores espalhados pela casa e porque eu não saio com os cães para passear nos dias lindos de sol. – Sabia que essa raça de cães não pode cruzar naturalmente para fazer filhotes?, eu sabia que isso iria chocá-la, sempre é engraçado falar isso com quem não está familiarizado com frenchies. Se os machos fizerem a monta natural, eles podem respirar rápido, hiperaquecer e morrer. – completei.
– Mas, como nascem filhotinhos? Óbvio que ela estava muitoooooo curiosa e não deveria ter a menor noção do processo.

– Inseminação artificial. O veterinário vem aqui, dosa os hormônios da cadela, descobre qual é o dia que ela está ovulando e faz a inseminação. Tudo artificial. – expliquei.
– Nossa, tudo com esses cachorros é muito chique.
– Entendeu então porque uma cadela no cio deve ficar totalmente separada dos meninos? – dei muita ênfase ao “totalmente”.
– Claro, Camilli. Deus me livre que acontecesse alguma coisa com eles. – ela estava sendo sincera, ela ama todos os frenchies.
– Outra coisa importante. – dei ênfase ao “importante” novamente – As outras meninas ficam muito irritadas quando há alguém no cio. Você pode deixar um macho solto com estas fêmeas que ele controla a situação, mas não pode deixar estas fêmeas juntas sozinhas, porque se elas começarem a brigar, não há quem segure.
– Mulher é tudo igual, ela disse. Mostrei a ela qual cadela está no cio e comecei a explicar detalhadamente cada cuidado com os outros cães e com a dieta. Antes que eu acabasse de falar ela me surpreendeu.
– Quer dizer que teremos mais bebês? sua voz era radiante de felicidade.
– Ainda não sei…]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This